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http://hdl.handle.net/11624/605
Autor(es): | Lanzarini, Joice Nunes |
Título: | Educação, tecnologias e narrativas pibidianas : a incorporação das TIC nas experiências de professores em formação. |
Data do documento: | 2015 |
Resumo: | Busco, com esta dissertação, problematizar algumas questões acerca da incorporação das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TIC nas experiências de professores em formação, a partir de uma pesquisa realizada com 102 estudantes de 13 cursos de licenciatura, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Com os estudantes reunidos em uma comunidade virtual de aprendizagem no Facebook, a primeira etapa deste estudo se constituiu de uma pesquisa narrativa, avançando, em um segundo momento, para uma pesquisa-ação, com o objetivo de produzir reflexões a partir das narrativas do grupo. Os argumentos teóricos em torno dos quais estruturei essa dissertação tomam como aporte a experiência (LARROSA, 2002) com as TIC na formação de professores (MORAN, 2012; KENSKI 2012; 2013), destacando-a como estratégia necessária à inserção qualificada destas na escola (MISHRA e KOEHLER, 2006; 2008; KOEHLER e MISHRA 2005; 2009). Neste sentido procurei compreender: Como vem se dando a inserção das TIC nas experiências de aprendizagem e docência de professores em formação? Quais sentidos produzem acerca das TIC a partir destas experiências? Como esses sentidos repercutem na prática destes professores? Em que medida essas experiências com as TIC têm conseguido se constituir em um hábitus em relação à tecnologia e aos processos educacionais que são realizados com ela? Por sua complexidade, essas questões levaram-me a conceber as TIC como ferramentas, mas também como possibilidades da ação humana, como cultura, como linguagem, maneira de pensar, criar formas, agir, dar vida e significação ao que nos cerca. A maioria dessas narrativas traz marcas de uma preocupação com a reprodução e distribuição de informações, com a demonstração e fixação de conteúdos, com o reforço da lógica disciplinar e outras características de uma educação conservadora. Em outras palavras atribuem às TIC o sentido de ferramenta de a) apoio e reprodução de conhecimento, b) de busca e processamento de informações, c) de produtividade ou d) de conteúdo curricular. Ou seja, a maioria desses professores, apesar de se mostrar entusiasmada com a possiblidade de incorporação das TIC às suas práticas, não consegue romper com as concepções do senso comum de tecnologia e adotá-la como linguagem, como modo de pensar, fazer, comunicar, produzir conhecimento, como um recurso pedagógico de invenção de sentidos e de reconhecimento de si mesmo como protagonista ou participante de tal processo. |
Resumo em outro idioma: | Busco, con esa disertación, problematizar algunas cuestiones acerca de la incorporación de las Tecnologías de la Información y de la comunicación – TIC en las experiencias de profesores en formación, desde una investigación realizada con 102 estudiantes de 13 cursos de graduación para formación de profesores, participantes del Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, de la Universidad de Santa Cruz do Sul – UNISC. Con los estudiantes reunidos en una comunidad virtual de aprendizaje en el Facebook, la primera etapa de ese estudio se compuso de una investigación narrativa, avanzando, en un segundo momento, para una investigación-acción, con el objetivo de producir reflexiones desde las narrativas del grupo. Los argumentos teóricos alrededor de los cuales estructuré esa disertación toman como aporte la experiencia (LARROSA, 2002) con las TIC en la formación de profesores (MORAN, 2012; KENSKI 2012; 2013), la destacando como estrategia necesaria a la inserción cualificada de éstas en la escuela (MISHRA e KOEHLER, 2006; 2008; KOEHLER e MISHRA 2005; 2009). En ese sentido busqué comprender: ¿Cómo se ha dado la inserción de las TIC en las experiencias de aprendizaje y enseñanza de profesores en formación? ¿Cuáles sentidos producen sobre las TIC desde esas experiencias? ¿Cómo esos sentidos repercuten en la práctica de los profesores? ¿En qué medida esas experiencias con las TIC ha conseguido constituirse en un habitus en relación a la tecnología y a los procesos educacionales que son realizados con ella? Por su complexidad, esas cuestiones me llevó a concebir las TIC como herramientas, pero también como posibilidades de la acción humana, como cultura, lenguaje, modos de pensar, actuar, dar vida y significación a lo que nos cerca. La mayoría de esas narrativas están llenas de señales de una preocupación con la reproducción y distribución de informaciones, con la demonstración y fijación de contenidos, con refuerzo de la lógica de asignaturas y con otras características de una educación conservadora. En otras palabras, atribuyen a las TIC el sentido de herramientas de a) apoyo y reproducción de conocimiento, b) de búsqueda y procesamiento de informaciones, c) de productividad o d) de contenido curricular. O sea, la mayoría de esos profesores, aunque se muestren entusiasmados con la posibilidad de incorporación de las TIC a sus prácticas, no consiguen romper con las concepciones del sentido común de la tecnología y la reconocer como lenguaje, como modos de pensar, hacer, comunicar, producir conocimiento, como un recurso pedagógico de invención de sentidos y de reconocimiento de sí mismo como protagonistas o participantes de esos proceso. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) Professores - Formação Tecnologia educacional Comunicação e tecnologia |
Orientador(es): | Gustsack, Felipe |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
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