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dc.contributor.authorFerreira, Mauro Fernando Pranke-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEstudo da relação cinemática entre eixos motrizes na eficiência em tração de um trator agrícola de rodas equipado com dois tipos de pneumáticos.pt_BR
dc.date.issued1999-
dc.degree.localSanta Mariapt_BR
dc.contributor.advisorSchlosser, José Fernando-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-graduação em Engenharia Agrícolapt_BR
dc.description.abstractThe tractive performance of a front whell assist tractor was evaluated. Radial tires and bias tires were used in two soil conditions (fast and loose). The purpose of this work was verify the traction performance with both tires, changing the statics kinematics relations. The static kinematic relation vary according with treatments, changing inflation pressures. Were measured in the field the slip (front and rear) drawbar pull and rolling resistence. The results indicated static kinematic relation don’t influence traction efficience. The maximum drawbar pull were the same with slip between 10% to 15% in both tires. The traction coefficient of the bias tires were 30% better than radial tires in two surfaces conditions.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherMáquinas agrícolaspt_BR
dc.subject.otherTratores agrícolaspt_BR
dc.subject.otherCinemáticapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/606-
dc.date.accessioned2015-09-09T11:40:57Z-
dc.date.available2015-09-09T11:40:57Z-
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Santa Mariapt_BR
dc.description.resumoUm trator 4x2 com TDA foi analisado quanto ao seu desempenho em tração. Foram utilizados pneus radiais e diagonais em duas condições de solo (firme e solto). O objetivo deste trabalho foi o de verificar o desempenho do trator com os dois tipos de pneus, com a modificação das relações cinemáticas estáticas. A relação cinemática estática variou de acordo com os tratamentos, através da modificação das pressões internas dos pneus. Foram avaliados a campo os patinamentos dianteiros e traseiros, força de tração e resistência ao rolamento. Os resultados indicaram que a relação cinemática estática não influenciou a eficiência de tração. As máximas eficiências de tração foram semelhantes e obtidas com patinamentos entre 10% e 15% em ambos pneus. O coeficiente dinâmico de tração dos pneus diagonais foram aproximadamente 30% maiores nas duas condições de superfície, em relação aos pneus radiais.pt_BR
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