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http://hdl.handle.net/11624/609
Autor(es): | Savegnago, Jean de Fraga |
Título: | Debate de normas : renormatizações no trabalho dos técnicos de enfermagem do SAMU-192 e suas ressonâncias para o processo formativo. |
Data do documento: | 2014 |
Resumo: | O processo de trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) engloba a complexidade das situações laborais no ambiente pré-hospitalar, sendo cada ocorrência uma situação inédita e instável que apresenta múltiplas possibilidades, exigindo dos trabalhadores a recriação dos protocolos previamente estabelecidos, a fim de se efetivar o cuidado em saúde necessário à vítima. Dessa forma, percebe-se que há sempre uma distância inevitável entre as normas antecedentes e o trabalho real, que se torna um confronto entre prescrições e suas renormatizações por parte dos profissionais. Assim, a pesquisa nasceu com o intuito de acompanhar a atividade industriosa dos técnicos de enfermagem atuantes no SAMU-192 de um município situado na região central do estado do Rio Grande do Sul e, a partir dos referenciais teóricos adotados, compreender quais são e como se dá a produção dos saberes constituídos da atividade humana na perspectiva do debate de normas e consequentes renormatizações, mapeando suas contribuições ao processo formativo. O estudo objetivou ainda caracterizar as condições e situações de trabalho do sujeito, além de descrever os saberes informais e experienciais que emergem nos processos de tomada de decisão. Busca, também, esclarecer como se dá a atual formação desses trabalhadores e, à luz dos resultados, traçar considerações sobre a mesma. Em suas bases teóricas e conceituais, o texto traz um pequeno histórico sobre trabalho, formação, ergologia e SAMU-192. Trata-se de um estudo de caso exploratório, qualitativo, de natureza reflexiva e interpretativa, inspirado no materialismo histórico dialético e na teoria da ergologia. Como sujeitos da pesquisa, foram escolhidos quatro técnicos de enfermagem de uma mesma base descentralizada do SAMU 192. Outras informações analisadas pela pesquisa foram os documentos institucionais e protocolos, além das coletas através de diário de campo, entrevistas semiestruturadas realizadas face a face e a observação direta de atendimentos reais de socorro na Unidade de Suporte Básico (USB). Para a interpretação desse material, utilizou-se a análise de conteúdo temática. O estudo revela que as condições e situações de trabalho, nele compreendido o ambiente/cena do sinistro influenciam, juntamente com a história e valores dos sujeitos, o debate de normas e suas consequentes renormatizações. Quanto à formação, o estudo confirma o processo formativo realizado pelos sujeitos como sendo exclusivamente voltado à apreensão de protocolos e outras normas antecedentes, não instrumentalizando de maneira adequada o trabalhador para o enfrentamento das infidelidades das situações de trabalho onde se processa a atividade, especialmente por não contemplar os saberes investidos na prática, os valores, a história e outros elementos do corpo-si do trabalhador. Por fim, espera-se que os resultados contribuam para o enriquecimento de estudos sobre a atividade de trabalho dos técnicos de enfermagem no cenário pré-hospitalar móvel, bem como para suscitar novos interesses na execução de outras investigações que venham contribuir para o campo de estudo da categoria Trabalho, em suas interfaces com o Trabalho em Saúde, a Educação e a Ergologia. |
Resumo em outro idioma: | The work process of the Mobile Emergency Care Service (SAMU-192) encompasses the complexity of the labor situations in the prehospital environment, where each occurrence is an unprecedented and unstable situation presenting multiple possibilities, demanding of the workers the recreation of the previously established protocols, in order to effect the health care needed from the victim. This way, it can be noticed that there is always an inevitable distance between the antecedent norms and the real work, that becomes a confrontation between prescriptions and it’s renormalizations by the professionals. Thus, the research was born with the intention of following the industrious activity of the nursing technicians active at the SAMU-192 of a city located on the central region of the Rio Grande do Sul states and, starting from the theoretical referentials adopted, comprehending which are and how is the production of the constituted knowledge of the human activity in the perspective of the debate of norms and consequent renormalizations, mapping its contributions to the formation process. The study objectifies characterizing the situations and work conditions of the subject, besides describing the informal knowledges and experiences that emerge in the decision making processes. It also seeks to clarify how the actual formation of those workers is and, in light of the results, trace considerations about the same. In its theoretical and conceptual basis, the text brings a little history about work, graduation, ergology and SAMU-192. It’s about an exploratory, qualitative study, of reflexive and interpretative nature, inspired on the historical dialectical materialism and on the theory of ergology. As subjects of this study, four nursing technicians from the same SAMU-192 decentralized basis were chosen. Other informations analyzed by the research were institutional documents and protocols, besides gathering through a field journal, semiestructured interviews held face to face and the direct observation of real calls for help at the Basic Support Unit (BSU). For the interpretation of this material, analysis of thematic content was used. The study reveals that the work conditions and situations, comprising in it the influence of the sinister environment/scene, along with the subject’s histories and values, the discussion of norms and it’s consequent renormalizations. Regarding the graduation, the study confirms the formative process made by the subjects as exclusively oriented to the seizure of protocols and other past norms, not properly equipping the worker to face the infidelities of work situations where the activity is processed, especially for not contemplating the knowledge invested in the practice, the values, the history and other elements of the worker’s self-body. Lastly, despite the limitations of the research, it’s expected that the results will contribute to the enrichment of studies about nursing technicians work activities studies in the pre-hospital mobile scene, as well as to raise new interests in the execution about other investigations that will contribute to the field of study of the category Work, in its interfaces with Work in Health, the Education and Ergology. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Enfermagem de emergência Enfermeiros - Formação Saúde pública Educação em saúde |
Orientador(es): | Viegas, Moacir Fernando |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
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