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dc.contributor.authorArend, Silvio Cezar-
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleO instituto do açúcar e do álcool : os usineiros e a busca de renda.pt_BR
dc.date.issued2001-
dc.degree.localPorto Alegrept_BR
dc.contributor.advisorWaquil, Paulo Dabdab-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-graduação em Economiapt_BR
dc.description.abstractThis study analyzed the Institute of the Sugar and of the Alcohol – IAA – through the approach of the Economic Theory of Rent-seeking. This theme is in quarrel in Economic Science from its first theoreticians. At major or minor degree, the rent-seeking always was present into all societies. Under the most varied forms, until today persist practices that seek to assure a return to a particular activity above to what it might achieve in conditions of a free market and the case of IAA is incased perfectly inside of the described picture for the Economic Theory of Rent-seeking. The study begins with the presentation of the relevant concept of rentseeking and of the motivation that led to the analysis of the performance of the IAA, following with the revision of the classic contributions to the Economic Theory of Rent-seeking. In the sequence, the performance of the IAA in the defense of the interests of the usineiros is analyzed, with the exhibition of the reasons that had taken to its creation and the several support mechanisms to the sector. The fourth chapter is dedicated to the characterization of the domestic and external markets of sugar in the decades of 1970, 1980 and 1990 and to the analysis fo the behavior of the sector after the extinguishing of the IAA. In the fifth chapter are presented the econometrical studies until the moment carried through on the domestic market and the effected econometrical procedures. The decurrent costs of the intervention of the IAA in the Brazilian market of sugar are presented in the sixth chapter and, finishing the study, it is concluded that the largest ones favored with the performance of the IAA had been the usineiros, to the expenseses of small individual contribution of the consumers of sugar in the Brazilian domestic market.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherPolítica econômica - Brasilpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/613-
dc.date.accessioned2015-09-09T12:57:51Z-
dc.date.available2015-09-09T12:57:51Z-
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.description.resumoEste estudo analisou o Instituto do Açúcar e do Álcool IAA através da abordagem da Teoria Econômica do Rent-seeking. Este tema está em discussão na Ciência Econômica desde seus primeiros teóricos. Em maior ou menor grau, o rent-seeking sempre esteve presente em todas as sociedades. Sob as mais variadas formas, até hoje persistem práticas que buscam assegurar um retorno para uma determinada atividade acima do que esta poderia obter em condições de livre mercado e o caso do IAA encaixa-se perfeitamente dentro do quadro descrito pela Teoria Econômica do Rent-seeking. O estudo inicia com a apresentação do conceito relevante de rent-seeking e da motivação que levou à análise da atuação do IAA, seguindo com a revisão das contribuições clássicas à Teoria Econômica do Rent-seeking. Na seqüência, é analisada a atuação do IAA na defesa dos interesses dos usineiros, com a exposição dos motivos que levaram à sua criação e os diversos mecanismos de apoio ao setor. O quarto capítulo é dedicado à caracterização dos mercados interno e externo de açúcar nas décadas de 1970, 1980 e 1990 e à análise do comportamento do setor após a extinção do IAA. No quinto capítulo são apresentados os estudos econométricos até o momento realizados sobre o mercado interno e os procedimentos econométricos efetuados. Os custos decorrentes da intervenção do IAA no mercado brasileiro de açúcar são apresentados no sexto capítulo e, finalizando o estudo, concluise que os maiores favorecidos com a atuação do IAA foram os usineiros, às expensas de pequena contribuição individual dos consumidores de açúcar no mercado interno brasileiro.pt_BR
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