Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/626
Autor(es): Moraes, Glaucia Cabral
Título: Identidade de professores que ensinam matemática : produzindo verdades sobre práticas pedagógicas.
Data do documento: 2010
Resumo: O estudo tem por objetivo analisar os discursos sobre práticas pedagógicas de professores que ensinam matemática. Para isso, os dados são analisados a partir dos relatórios anuais das diferentes edições do Curso de Formação de Professores que ensinam Matemática - GRUPO/UNISC; de observações nos encontros do referido grupo em 2009; e da aplicação de dois questionários aos professores participantes desse grupo. Considerando os instrumentos usados, é possível configurar um conjunto de regularidades, definindo determinado modo de ser e de ensinar matemática e, assim, diferentes identidades em relação às posições de sujeito. Nessa linha de análise, percebe-se a construção de regras discursivas, entre as quais se destacam os saberes da experiência e o reconhecimento do novo, atual e tecnológico para a valorização da prática como um lugar de produção de sentidos. À luz de referencial teórico fundamentado em Foucault, é possível verificar como tais discursos se delineiam através de estratégias discursivas consideradas eficazes e produtivas. Assim, a conclusão deste trabalho traz a perspectiva de avanço na compreensão do tema e estimula a continuidade de exploração da questão investigativa: como se constituem os discursos dos professores que ensinam matemática sobre suas práticas pedagógicas?
Resumo em outro idioma: The study aims at analyzing the discourses on pedagogical practices of teachers who teach mathematics. For this, data were analyzed based on the annual reports of different editions of the Training Course for Teachers who teach mathematics - group / UNISC; based on observations at meetings of the group in 2009; and based on the application of two questionnaires to teachers participating of this group. Considering the instruments used, it is possible to configure a set of regularities, defining certain way of being and of teaching mathematics and thus different identities in relation to subject positions. In this line of analysis, it is realized the construction of discursive rules, among which stand out the knowledge of experience and recognition of the "new", "current" and "technological" for the development of practice as a place of production of meaning. According to the theoretical support based on Foucault, it is possible to see how such discourses are outlined through discursive strategies considered effective and productive. Thus, the conclusion of this research has brought the prospect of progress in understanding the issue and encourages the continuation of investigative exploration of the question: how are the discourses of teachers who teach math on their teaching?
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Matemática - Estudo e ensino
Professores de matemática - Formação
Prática de ensino
Identidade (Psicologia)
Orientador(es): Oliveira, Cláudio José de
Coorientador(es): Ross, Liane Teresinha Wendling
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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