Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/638
Autor(es): Angnes, Ricardo
Título: Construindo um modelo de gestão de vendas : a contribuição da liderança, pessoas, processos e ferramentas.
Data do documento: 2013
Resumo: Durante anos, os gestores de vendas apostaram que, com uma excelente equipe de vendas, consegue-se obter resultados e manter a competitividade da empresa. Porém, a disputa pelo mercado está cada vez mais acirrada, exigindo uma nova abordagem em gestão de vendas, que adicione aspectos científicos e novas dimensões, que vão além do fator pessoas. Portanto, busca-se, neste estudo, propor um modelo de gestão de vendas com uma abordagem mais abrangente e com bases científicas, para possibilitar novos padrões de desempenho. O presente trabalho foi realizado através de um estudo exploratório, com entrevistas em profundidade, aplicadas aos gestores de vendas selecionados conforme perfil amostral definido para este tema. Os tópicos fundamentais constantes no roteiro de entrevista foram as quatro dimensões-chave para a gestão de vendas, descritas na revisão da literatura e apresentadas no modelo proposto, permitindo que, independentemente da proposta inicial do modelo de gestão de vendas, os gestores contribuíssem com a identificação de novas variáveis, para aprimorar o modelo inicial e os indicadores de cada dimensão. Para a coleta dos dados utilizou-se as técnicas do incidente crítico e teste de conceito, que permitiram validar cientificamente as informações dos gestores entrevistados. As informações foram analisadas e validadas através do método de análise de discurso, resultando na inclusão de novos indicadores e de um novo sistema, denominado de apoio. Também ficaram caracterizadas todas as dimensões e indicadores que passaram a fazer parte da proposta final do modelo gestão de vendas. Portanto, o modelo final apresentado é uma composição do modelo inicial, oriundo do marco teórico, adicionadas as contribuições identificadas pelos entrevistados no teste de conceito e nos incidentes críticos positivos e negativos. Este modelo poderá ajudar a tornar a gestão de vendas mais científica e permitir a compreensão de quais são os diferentes indicadores que fazem parte do processo de gestão de vendas. Finalmente, são apresentadas as implicações gerenciais e acadêmicas do trabalho, seguidas de suas limitações e recomendações para estudos futuros.
Resumo em outro idioma: For many years, sales managers had believed that whether you had a high performance sales team your company could reach outstanding results and sustained competitive edge. However, we need a new sales approach nowadays, once competition for market share has been increasing more and more. Such approach should be based on science and add some new dimensions that go beyond the human factors. The aim of the present study is to suggest a broader sales management model based on scientific findings that could provide better performance patterns. It is an exploratory study carried out through deep interviews with a group of sales managers previously selected according to the profile sample defined for the study. The main topics of the interview script were four key-dimensions for a successful sales management found in a literature review. These four key-dimensions were also included in the model originally proposed in this study. The research approach adopted allowed participant managers to contribute to the improvement of the original model and the indicators of each dimension by identifying new variables. The techniques used for collecting data were the critical incident and the test of concept, which made possible to scientifically validate all the information collected. This information was also analyzed and validated through the speech analysis method. As a result, new indicators were included in the original model and a new system was constructed, called supportive system. Additionally, all the dimensions and indicators included in the final model were characterized. Thus, the final model is a combination of the original model created from the literature review with the contributions made by the participant managers through test of concept and positive and negative critical incidents reported. This model will help sales management to become more scientific and enable us to better understand the different indicators composing the sale management process. Finally, the managerial and academic implications of the work are presented, followed by a discussion about its limitations and some recommendations for future studies.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Vendas - Administração
Liderança
Padrões de desempenho
Orientador(es): Lengler, Jorge Francisco Bertinetti
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado

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