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dc.contributor.authorSouza, Fátima Cleonice de-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleO lugar do brincar dos bêbes, uma reflexão da psicanálise à educação.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorRichter, Sandra Regina Simonis-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation takes an exploratory approach to examine play among babies from the overlapping between different fields of knowledge in order to assert the need of a close relationship between adults and babies in collective learning environments. Psychoanalysis and education are addressed to discuss the widespread disregard for the play of babies and its autonomous action in the modern consumer society. The present study is based on the knowledge of psychoanalysis on the mother-infant relationship described by Donald Winnicott, pointing to both the psychoanalytic misconception to focus on the toy rather than the playing child and the educational misconception that we should teach children to play. Psychoanalysis and education are both overlooking the potential ability of ludic interaction of babies when they show us the creative force that can emerge from the cultural experience of playing. This ability is further overlooked in a consumer society due to divergent stands between young children and adults. The latter disregard the play as a space of illusion, an intermediary or potential space that is the place of playing of the child, and thus disregard the complexity of its making. Philosophy has helped us reclaim this space for game by broadening our view of the sensitive processes of learning to decipher and interpret what we experience and enabling us to understand the experience of playing as the space where the creative power develops, a cultural space that can be also a point of convergence between adults and children in education.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherPsicanálise e educaçãopt_BR
dc.subject.otherCrianças - Psicologiapt_BR
dc.subject.otherCrianças - Recreaçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/643-
dc.date.accessioned2015-09-11T18:53:42Z-
dc.date.available2015-09-11T18:53:42Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação realiza uma abordagem exploratória em torno do lugar do brincar nos bebês a partir da permeabilidade entre diferentes campos do saber, com o objetivo de afirmar a necessária aproximação entre adultos e bebês enquanto encontro fundamental nos ambientes coletivos de aprendizagem. Trata-se de aproximar psicanálise e educação para problematizar a generalizada desconsideração pelo brincar dos bebês e sua ação autônoma na atual sociedade de consumo. O estudo parte dos conhecimentos da psicanálise, fundamentados na relação mãe-bebê em Donald Winnicott, para apontar tanto o equívoco psicanalítico de deter-se no brinquedo e não na criança que brinca quanto no equívoco educacional de considerar que devemos ensinar as crianças a brincarem. O que a psicanálise e a educação esquecem é a potencialidade lúdica de interação dos bebês quando estes nos mostram a força criadora que pode emergir da experiência cultural de brincar. Esquecimento que se agrava na sociedade de consumo pelo desencontro entre crianças pequenas e adultos, promovido pela desconsideração ao brincar como espaço de ilusão: espaço potencial ou intermediário que é o lugar do brincar na criança, ou seja, da complexidade de seu fazer. A filosofia contribui para recuperarmos este lugar do jogo, ao expandir a visão sobre os processos sensíveis de aprender a decifrar e interpretar o vivido e permitir a compreensão da experiência de brincar como o lugar onde se instaura a potência criadora, lugar cultural que pode ser o ponto de encontro também entre adultos e crianças na educação.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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