Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/645
Autor(es): Bertholdi, Viviane
Título: Escolhas, influências e comportamento da geração Y no momento de decisão de uma escola profissionalizante.
Data do documento: 2013
Resumo: A atual conjuntura econômica, bem como a disponibilidade de vagas no mercado de trabalho, vem desenhando um cenário propício para a valorização da educação profissional no Brasil. Neste contexto, o conhecimento do processo decisório de escolha do consumidor da Geração Y pode representar um diferencial competitivo para as instituições de ensino, uma vez que poderão direcionar suas ações de marketing de acordo com características específicas do perfil deste jovem. Sendo assim, a presente dissertação tem como propósito identificar o comportamento da Geração Y no momento da escolha de uma escola de educação profissional, bem como as características inerentes à prestação de serviços educacionais que são importantes para eles. Por fim, buscou-se ainda investigar quais as variáveis, os fatores que motivam e as características da Geração Y que influenciam na escolha de uma escola de educação profissional. Para tanto, inicialmente foi realizada uma pesquisa qualitativa utilizando a coleta de dados por meio de grupos focais; e, por último, uma etapa quantitativa abordando a análise de regressão, análise fatorial e teste de diferença de médias. O modelo de regressão dos fatores validou a etapa qualitativa da pesquisa e evidenciou que a percepção de qualidade está no processo de ensino-aprendizagem, no profissionalismo e na habilidade de ensinar do docente. Considerando, ainda, que a análise de regressão dos fatores apontou que não são as características da Geração Y que influenciam no momento da escolha, mas sim a credibilidade e reputação no mercado, a metodologia de ensino, o senso crítico dos alunos e o profissionalismo e atitude do docente. Estes são os fatores que devem ser observados e efetivamente influenciam o processo decisório de escolha destes jovens. Os resultados obtidos poderão contribuir com outras instituições de ensino, à medida que os gestores educacionais poderão propor ações de marketing mais adequadas ao perfil e às características desta geração.
Resumo em outro idioma: A new scenario for the development of the Brazilian professional education has been showing by the current economic and job offers availability. In this context, the Y Generation’s knowledge decision process may represents a competitive advantage for educational institutions. They may direct their marketing actions according to the profile and especific characteristics of this young people. Consequently, this dissertation proposes identify Y Generation’s behavior when they are choosing a professional educational school. And the characteristics of the educational services provided, which are important to them. Finally, further investigation has been carry out in which motivation factors and the Y Generation’s characteristics influence the professional education school’s option. First, a qualitative study was conducted based on data collected through focused groups. In a sequency, a quantitative study approaching average test difference and regression and factor analyses. The qualitative research phase was validated by the regression factors’ model. It point out that the quality’s perception is in the teaching's process and learning, professionalism and teacher’s ability to teach. The regression factor’s analysis has showed that the option’s moment is not influenced by the Y Generation characteristics. The influence takes place by the market’s credibility and reputation, the teaching methodology, student’s critical perception and teacher’s professionalism and attitude. Those are the factors that definitely influence those young people in their decision making process, and they must to be considered. The results may contribute with other educational institutions. The educational managers will be able to propose especific marketing actions related to this generation’s profile and characteristics.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Ensino profissional
Comportamento do consumidor
Marketing
Geração Y
Orientador(es): Lengler, Jorge Francisco Bertinetti
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado

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