Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/647
Autor(es): Pimentel, Fábio
Título: Vida como caminho : aprendizagem biocêntrica no estágio em terapias integrativas e complementares.
Data do documento: 2013
Resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender, numa concepção fenomenológica e da Educação Biocêntrica, o processo de aprendizagem de um grupo de alunos matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado em Terapias Naturais, Integrativas e Complementares do Curso de Qualificação Profissional em Naturopatia oportunizado pela Escola Superior de Ciências Tradicionais e Ambientais - ESCAM, unidade Iraí/RS. A pesquisa ocorreu na unidade básica de saúde do município de Palmitos no estado de Santa Catarina, na qual se oportunizou o convívio entre os estudantes e interagentes, a partir dos atendimentos em Terapias Integrativas e Complementares. O registro das vivências ocorreu por meio de entrevistas, observação participante, narrativas e diário de campo, os quais proporcionaram uma densa descrição da experiência. Dessas observações, levantou-se uma série de questões inerentes ao processo de aprendizagem as quais revelaram aspectos como: 1) a ressignificação da potência de ser e de agir no mundo; 2) a percepção da Educação Biocêntrica como a pedra fundamental que alicerça a grandeza de uma aprendizagem pautada no olhar sensível a si próprio, a partir do compartilhar a vida com seu semelhante, ressignificando a capacidade de compreender a si mesmo; 3) o vislumbre, na Portaria 971/2006 do Ministério da Saúde, um elemento vital para alavancar, não só o desenvolvimento das Terapias Integrativas e Complementares, mas também contribuir para a estruturação de novas escolas de Terapias Naturais no país, visando a formação profissional competente e magistral. Compreende-se que a Educação Biocêntrica, enquanto processo perceptivo e criativo de reconhecimento do potencial de ser, proporciona o desenvolvimento da autonomia como autoria do processo de recriar sua existência.
Resumo em outro idioma: This paper aims to comprehend, in a phenomenological conception and biocentric education, the learning process of a group of students in supervised internship in Natural, Complementary and Integrative Therapies of the Professional Qualification Course in Naturopathy granted by Escola Superior de Ciências Tradicionais e Ambientais - ESCAM, located in Iraí / RS. The research took place at the basic health center in the city of Palmito, state of Santa Catarina, which provided an opportunity of interaction between students and agents, as from treatments for Integrative and Complementary Therapies, formerly called Alternative Therapies, therapeutic practices belonging to an aggregation of Natural Therapies. The information was collected from interviews, participant observation, narratives and field journal, which provided a dense description of the experience. From these observations, series of issues related to the learning process were raised, which revealed interesting aspects as: 1) reframing the intensity of being and acting in the world, 2) to consider the Biocentric Education as the cornerstone that consolidates the greatness of learning based on the caring and sensitive look to oneself, from sharing life with one’s equal, redefining the ability to understand oneself, 3) to envision, in the Ordinance 971/2006 of the Health Ministry, a vital element to leverage, not only the development of Integrative and Complementary Therapies, but to contribute to the structuring of new Natural Therapy schools in the country, aiming a competent and masterful professional training. It is understood that the Biocentric Education, insofar perceptive and creative process of acknowledgment of the potential of being, provides the development of the autonomy as authorship of the process of rebuilding one’s existence.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Educação - Filosofia
Inteligência emocional
Educação pelo movimento
Orientador(es): Menezes, Ana Luisa Teixeira de
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FabioPimentel.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons