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dc.contributor.authorGründling, Grisiê de Mattos-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleInterpretação/compreensão : um olhar sobre as práticas de leitura propostas no livro didático de língua portuguesa.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorFlôres, Onici-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractTeaching Portuguese in school should encourage expansion of possibilities in the language use and therefore, develop the student's basic language skills such as speaking, listening, reading and writing, so that the student is able to respond accordingly to the demands of society in an autonomous way. In this context, the present study is proposed to discuss reading practices in school, aiming to investigate the types of statements of interpretation / reading comprehension contained in reading activities on specific sections for this practice, in three collections of Portuguese textbooks of the latest years of middle school. Collection A: Linguagens e texto (languages and text) by Hermínio Sargentim; Collection B: Português: leitura - produção – gramática (Portuguese: reading - production – Grammar) by Leila LauarSarmento; Collection C: Português: ideias & linguagens (Portuguese: ideas & languages) by Dileta Delmanto and Maria Conceição Castro. This research aimed specifically to analyze the activities of interpretation / reading comprehension proposed in the selected manuals as well as checking the level (or degree) of inference required in the questions. Three axes were considered for the analysis, based on Chacon (2010). Concerning didactic action, objective questions were evaluated in strict sense; explicit questions or almost explicit questions were evaluated in the text related to content; in relation to statement the questions which inference is required were evaluated according to vocabulary, syntax or the text as a unit of meaning. Furthermore, this study also presents a comparison of the literature review declared in manual or teacher's book and the interpretation / comprehension activities proposed in the student’s book, by discussing and evaluating the consistency among them.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherLeitura - Interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherCompreensão na leiturapt_BR
dc.subject.otherLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLivros didáticospt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/648-
dc.date.accessioned2015-09-11T19:29:43Z-
dc.date.available2015-09-11T19:29:43Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEntende-se que ensinar Língua Portuguesa na escola deva propiciar a expansão das possibilidades de uso da linguagem, portanto desenvolver as habilidades linguísticas básicas do aluno: falar, escutar, ler e escrever, para que autonomamente esse aluno possa responder adequadamente às exigências da sociedade atual. Nesse contexto, o presente estudo propôs-se a discutir as práticas de leitura no espaço escolar, tendo por objetivo geral investigar que tipos de enunciados de interpretação/compreensão leitora constavam, em atividades de leitura, nas seções destinadas a essa prática, em três coleções de livros didáticos de Português, anos finais do ensino fundamental, a saber: Coleção A: Linguagens e texto, de Hermínio Sargentim; Coleção B: Português: leitura - produção - gramática, de Leila Lauar Sarmento; Coleção C: Português: ideias & linguagens, de Dileta Delmanto e Maria Conceição Castro. Especificamente, objetivou-se analisar as atividades de interpretação/compreensão leitora propostas nesses manuais verificando-se o nível (ou o grau) de inferenciação exigido nas questões. Para a análise foram considerados três eixos ou parâmetros, tais como propostos por Chacon (2010). No eixo da ação didática foram avaliadas as questões objetivas, em sentido estrito; no eixo do conteúdo foram avaliadas as questões explícitas ou quase explícitas no texto; no eixo do enunciado foram avaliadas as questões que exigiam a produção de inferências seja quanto ao vocabulário, à sintaxe ou ao texto, como unidade de sentido. Além disso, fez-se um cotejo entre a fundamentação teórica declarada no manual ou livro do professor e as atividades de interpretação/compreensão propostas no livro do aluno, discutindo-se e avaliando-se a coerência entre ambas.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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