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dc.contributor.authorGriesang, Geovane-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um mecanismo de comunicação entre agentes pedagógicos em um ambiente virtual de aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorFrozza, Rejane-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriaispt_BR
dc.description.abstractLearning is one of the most important skills of being human. With this, many tactics and technologies are being used to motivate students in the acquisition of new knowledge. Information technology is increasingly present, e.g. in Intelligent Tutoring Systems (ITS) that have been used in the teaching-learning process. The ITS developed at UNISC (University of Santa Cruz do Sul) is a research project for teachers, students, and ex-students of the university. This environment has received several upgrades in recent years, e.g. the insertion of two pedagogical agents with emotions to interact with students. However, there was no interaction between these agents. Therefore, development of a communication mechanism between those pedagogical agents is the focus of this work. Besides the tutor and companion agents, already existent in the ITS, also was developed the facilitator agent, which communicates with pedagogical agents to determine who must interact with the student. Because the system is reactive (generates a response to a stimulus), the chosen agent should have the ability to treat the stimulus generated by the student in ITS. How more of one pedagogical agent can respond to the same stimulus, a variation of the method of roulette (genetic algorithms) was developed to determine which agent should start the interaction with the student. The protocol communication/interaction and format of messages exchanged between agents were modeled based on the grounding FIPA (Foundation for Intelligent Physical Agents). Finally, interaction scenarios were generated for realization of testing, in the referent content the “New Portuguese Language Orthographic Agreement”, with objective to evaluate the mechanism developed.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherAmbientes virtuais compartilhadospt_BR
dc.subject.otherTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherInteração homem-máquinapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/657-
dc.date.accessioned2015-09-15T19:05:25Z-
dc.date.available2015-09-15T19:05:25Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA aprendizagem é uma das mais importantes habilidades do ser humano. Com isso, diversas táticas e tecnologias estão sendo usadas para motivar os estudantes na aquisição de novos conhecimentos. A tecnologia da informação está cada vez mais presente, como por exemplo, nos Sistemas Tutores Inteligentes (STI) que têm sido utilizados no processo de ensino-aprendizagem. O STI desenvolvido na UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul) é um projeto de pesquisa de professores, estudantes, e ex-estudantes da universidade. Esse ambiente vem recebendo diversas atualizações durante os últimos anos, como por exemplo, a inserção de dois agentes pedagógicos com emoções para interação com os estudantes. No entanto, não havia interação entre esses agentes. Portanto, o desenvolvimento de um mecanismo de comunicação entre esses agentes pedagógicos é o foco deste trabalho. Além dos agentes tutor e companheiro, já existentes no STI, também foi desenvolvido o agente facilitador, que se comunica com os agentes pedagógicos para determinar quem deve interagir com o estudante. Como o ambiente é reativo (gera uma resposta para um estímulo), o agente escolhido deve ter a habilidade de tratar o estímulo gerado pelo estudante no STI. Como mais de um agente pedagógico pode responder a um mesmo estímulo, uma variação do método da roleta (algoritmos genéticos) foi desenvolvida para determinar qual agente deve iniciar a interação com o estudante. O protocolo de comunicação/interação e o formato das mensagens trocadas entre os agentes foram modelados com base na fundamentação FIPA (Foundation for Intelligent Physical Agents). Por fim, cenários de interação foram gerados para a realização de testes, no conteúdo referente ao "Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa", com objetivo de avaliar o mecanismo desenvolvido.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais – Mestrado

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