Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/658
Autor(es): Assmann, Cilene Loísa
Título: A gestão do conhecimento como apoio à tomada de decisão na área de TI.
Data do documento: 2013
Resumo: Para estimular a retenção do conhecimento, as organizações precisam dar condições para que as pessoas possam torná-lo disponível em seus ambientes de trabalho. Na área de TI, que faz uso intenso da informação, torna-se um diferencial quando o conhecimento é documentado, armazenado e, principalmente, reutilizado. Neste sentido, o presente trabalho busca contribuir para a evolução do Setor de Informática de uma Instituição de Ensino Superior em relação à gestão do conhecimento. Para isso, o trabalho apresentou-se com dois focos: o conhecimento das pessoas e o que pode ser obtido da base de dados. Inicialmente, nesta pesquisa se optou pela busca de sugestões de todos os colaboradores da área e, a partir disso, pela implantação de ferramenta colaborativa Wiki. Atualmente, já é possível dizer que foi construída, de forma colaborativa, uma base de conhecimento estruturada. A facilidade no acesso e registro de informações trouxe como resultado imediato o aumento na retenção do conhecimento, o que foi percebido pelos envolvidos e demonstrado nos resultados da pesquisa. Este estudo também utilizou a mineração de dados, com a aplicação de regras de associação, para análise dos registros de atendimentos aos usuários, com o objetivo de obter conhecimento útil. A análise permitiu aos gestores perceber distorções nos dados e, a partir disso, definir ações para resolvê-las. Os objetivos de definir o fabricante de melhor qualidade, verificar demandas por turno, técnico e setores também foram alcançados. O resultado final é apresentado em conclusões obtidas de diversos cenários e combinações utilizando-se das regras de associação, que evidenciou fatos que a princípio não apresentavam relação entre si, revelando conhecimento novo e aplicável à tomada de decisão gerencial.
Resumo em outro idioma: To boost the retention of knowledge, organizations need to encourage people to make it available in their work environments. In the IT area, which makes heavy use of information, it becomes a differential when knowledge is documented, stored and mainly reused. In this sense, this research seeks to contribute to the evolution of an IT department in relation to knowledge management. For this, the work is presented with two key points: people's knowledge and what can be obtained from the database. Initially, this research was chosen by seeking suggestions from all employees in the area and, from this, by deploying Wiki collaborative tool. Now is possible to say a structured knowledge base was collaboratively built. The ease of access and record information brought immediately result in increased knowledge retention, which was perceived by those involved and shown in the search results. This study also used data mining, with the application of association rules for analysis in requesting services records, with the aim of obtaining useful knowledge. The analysis allowed the managers to perceive distortions in the data and, from that, determine actions to solve them. The objectives set for defining the manufacturer of best quality, checking demands by shift, technicians and sectors were also achieved. The final result is presented in conclusions drawn from various scenarios and combinations of association rules usage, which highlighted facts which at first had no relation to each other, revealing new and applicable knowledge to decision making.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Tecnologia da informação
Processo decisório
Gestão do conhecimento
Exploração de dados (Computação)
Orientador(es): Frozza, Rejane
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais – Mestrado

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