Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/663
Autor(es): Zanella, Lisielle
Título: O projeto político pedagógico e o desenvolvimento da comunidade local.
Data do documento: 2007
Resumo: A partir da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394/96, as escolas possuem a incumbência de elaborar em conjunto com a comunidade escolar a sua proposta pedagógica. Dentro dessa perspectiva o presente trabalho teve como objetivos analisar como ocorreu a construção Projeto político pedagógico de uma Escola Estadual de Ensino Médio do município de Arroio do Tigre, no Estado do Rio Grande do Sul. Para este fim foi realizada na escola uma análise documental onde foi verificados os principais instrumentos de coleta de dados, e procedimentos que foram utilizados na elaboração de tal projeto. Foram também realizadas, para complementar os dados coletados, duas entrevistas com professoras que ainda atuam na escola e que participaram na época da elaboração do Projeto político pedagógico. O trabalho também objetivou analisar como a comunidade local percebe as ações da escola (que estejam expressas no Projeto político - pedagógico) e para este fim foi elaborado e aplicado (a partir de um cálculo amostral) um questionário, em todos os bairros do município e distritos do interior. A partir da análise dos dados foi possível verificar que os projetos escolhidos para serem analisados possuem respaldo na comunidade local, principalmente quando se trata do projeto. Desenvolvendo o educando através da arte, que é amplamente reconhecido na comunidade local. Constatou-se que a escola pode contribuir com a comunidade local a partir de suas ações e que uma localidade pode se desenvolver a partir das ações da escola. Os processos educativos e o desenvolvimento regional se relacionam intimamente quando se compreende que a comunidade local e escolar não podem ser apenas espectadoras das ações da escola. Mas deve também participar das escolhas, auxiliar na formulação de diretrizes para e escola, demonstrando assim que o espaço público necessita ser ocupado pelos indivíduos que são usuários efetivos ou potenciais dos mesmos.
Resumo em outro idioma: Since the approval of the "Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional", law number 9394/96, the schools have the incumbency of to elaborate as a whole with the school community their pedagogic proposition. Into this perspective the present work had as objectives to analize how occured the construction of the Politic pedagogic Projectof a High State School, in Arroio do Tigre, Rio Grande do Sul. For this purpose we realize in this school a documental analysis in what it was verified the main instruments of the data's collect, and the procedures that we utilized on the elaboration of such project. It was also realized, to complement the collected data, two interviews with teachers that still teach in this school and that participated during the period of the elaboration of the Politic Pedagogic Project. The work also objectived to analise how the local community has knowledge of the school actions (that be expressed on the Politic Pedagogic Project) and for this aim it was elaborated and applied (with a amostral calculation) a questionary; in all the district of Arroio do Tigre and districts of the countryside. With the analysis of the local community, mainly when deal about the project "Developing the pupilthrough the art", that is widely recognized into the local community. We verified that a school can contribute with the local community with its actions, and that one locality can develop itself with educativo process and the regional development are intimately connected when we understand that the local and school community can not be just spectators of the school actions, but should be also participate of the selections, to help on the formulation of the diretrizes for the school, demonstrating so that the public space needs to be engaged for the individuals that are effective or potential usuaries of the same.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Planejamento educacional
Avaliação educacional
Escolas públicas - Organização e administração
Educação e estado
Orientador(es): Helfer, Inácio
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

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