Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/667
Autor(es): Juchum, Maristela
Título: Concepções de leitura inerentes à Prova Brasil versus concepções de leitura de professores do ensino fundamental.
Data do documento: 2009
Resumo: As avaliações nacionais propostas pelo MEC, como a Prova Brasil, têm revelado o baixo desempenho de estudantes brasileiros no que tange à competência leitora. Esta pesquisa propôs-se a investigar em que medida as concepções de leitura subjacentes às questões da Prova Brasil, instrumento de medida aplicado junto a crianças e jovens matriculados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos), estão em consonância com as concepções de leitura de professores que atuam no Ensino Fundamental. Para isso, num primeiro momento, foi realizado um levantamento das diferentes visões sobre leitura, processamento da leitura, ensino e avaliação da leitura, especialmente no âmbito da lingüística e de suas interfaces. Em seguida, foi conduzida a análise de questões de Língua Portuguesa que integram a Prova Brasil, disponíveis no site do INEP, buscando inferir as concepções de leitura a elas inerentes. Na seqüência, foram entrevistados professores que atuam nas séries em que a Prova Brasil foi aplicada, a fim de comparar as visões dos docentes e as do instrumento que avalia o resultado do trabalho por eles desenvolvido. Os dados indicam que o discurso teórico sobre leitura dos professores pesquisados está, em parte, em consonância com as concepções inerentes à Prova Brasil. Por outro lado, os professores entrevistados manifestaram desconhecimento das competências e habilidades avaliadas pela Prova Brasil.
Resumo em outro idioma: National assessments proposed by the Brazilian Education Department, such as "Prova Brasil", have unveiled Brazilian students‘ poor performance regarding the reading competency. This study aims at investigating to what extent reading concepts underlying the questions in ―Prova Brasil‖, an assessment instrument applied to children and teenagers registered in 4th and 8th grades (5th and 9th years), are in consonance with the reading concepts of teachers working in Primary School. To do this, firstly it was carried out a survey about the different views on reading, reading processing, reading teaching and evaluation, especially within the linguistic scope and its interfaces. Then, it was performed an analysis of the Portuguese Language questions integrating ―Prova Brasil‖, available in the site of INEP (Brazilian National Institute for Educational Studies and Research) , in an attempt to infer the reading concepts inherent to them. Subsequently, teachers working in the grades/years ―Prova Brasil‖ was applied were interviewed, so as to compare their views to those of the instrument assessing the work they have developed. Data indicates that the teachers‘ theoretical discourse on reading is partly in consonance with the concepts inherent to ―Prova Brasil. However, the teachers interviewed have said to be unaware of the competencies and abilities assessed by "Prova Brasil".
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Leitura
Compreensão na leitura
Avaliação educacional - Brasil
Orientador(es): Gabriel, Rosângela
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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