Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/678
Autor(es): Souza, Fátima Rosane Silveira
Título: Processos educativos na alteridade Mbya-Guarani no facebook - afetar e deixar-se afetar.
Data do documento: 2015
Resumo: O Facebook é uma rede social digital muito popular entre as comunidades indígenas Mbya-Guarani dos Municípios de Estela Velha e Salto do Jacuí, no Rio Grande do Sul. As atividades mais frequentes são a comunicação entre parentes e não indígenas, em intensa relação intercultural. Alguns conselheiros das aldeias estão preocupados com a influência dessas tecnologias no modo de ser guarani e na espiritualidade. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é conhecer as relações estabelecidas pelos Mbya-guarani por meio do Facebook, as trocas interculturais, os processos de educativos na alteridade a partir do afetar e o se deixar afetar. Para além de visitar as aldeias, entrevistar, conhecer interlocutores, participar de reuniões ou de festividades, a pesquisa é realizada também no Facebook, a partir das interações da pesquisadora com interlocutores das aldeias citadas e na observação das interações realizadas entre eles, eles e os não indígenas, em um viés etnográfico. As vivências nas aldeias ajudam a conhecer e a compreender as imagens e as mensagens que postam, o comportamento ritualístico que apresentam e nos permitem identificar processos de alteridade e ritos de fagocitação (Kusch, 1996), tanto com objetos como com o Facebook. A destacar as alteridades dos indígenas nas relações interculturais, a força da presença do corpo nas imagens, a importância do nome sagrado na constituição da pessoa guarani, a ressignificação do sentido de objetos como o smartphone, e a beleza das imagens postadas, as quais evocam sentimentos de afetividades, estimulam o sentido da espiritualidade e revelam a força da ancestralidade e da cosmologia Mbya-Guarani. Essas relações com alteridade vão afetando e se deixando afetar e evidenciando os processos educativos dessas interações no Facebook.
Resumo em outro idioma: Facebook es una red social digital, muy popular entre las comunidades Mbya-Guaraní indígenas de municipios Estela viejos y saltando Jacuí en Rio Grande do Sul. Las actividades más comunes son la comunicación entre familiares y no indígena en la intensa relación intercultural. Algunos concejales de los pueblos están preocupados por la influencia de estas tecnologías en el camino del ser guaraní y la espiritualidad. En este contexto, el objetivo de este estudio es conocer las relaciones establecidas por los mbya-guaraní a través de Facebook, los intercambios interculturales, procesos educativos en la alteridad del impacto y dejar que afectan. Para allá de visitar las aldeas, entrevista, encontrar parejas, asistir a reuniones o fiestas, la investigación también se lleva a cabo en Facebook, a partir de la interacción del investigador con interlocutores de los pueblos antes mencionados y la observación de las interacciones realizadas entre ellos, que no indios, en un sesgo etnográfico. Las experiencias de los pueblos contribuyen a conocer y comprender las imágenes y mensajes que publican, el comportamiento ritualista presentar e identificar procesos alteridad y ritos de Fagocitación (Kusch, 1996), ambos con objetos como con Facebook. Para enfatizar la alteridad de los indígenas en las relaciones interculturales, la fuerza de la presencia del cuerpo en las imágenes, la importancia del nombre sagrado en la constitución del pueblo guaraní, la redefinición del significado de los objetos tales como el teléfono inteligente, y la belleza de las imágenes publicadas, que evocan sentimientos de afecto, estimulan el sentido de la espiritualidad y ponen de manifiesto la fortaleza de la ascendencia y Mbya-Guarani cosmología. Estas relaciones con la alteridad afectarán y dejando afecta y resaltando los procesos educativos de estas interacciones en Facebook.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Índios - Educação
Outro (Filosofia)
Facebook (Rede social online)
Índios Mbaya
Índios Guarani
Orientador(es): Menezes, Ana Luisa Teixeira de
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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