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http://hdl.handle.net/11624/693
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Boose, Aldo Roberto | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Análise das políticas públicas federais de educação e suas repercussões sobre as instituições de ensino superior privadas no Brasil. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Riedl, Mario | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this dissertation was to analyze the relationship between the rapid growth of private universities in Brazil and the educational policy of the federal government along the period of 2001-2005. Thus, institutional documents of the federal government (MEC and INEP), the 1988 Brazilian Constitution, the Law of Diretrizes e Bases da Educação were analyzed. We concluded that the significant growth of the private institutions was the consequence of an educational policy of the federal government, implemented by the government of Fernando Henrique Cardoso and reinforced by the Lula government, consisting of incentives and enlargement of the educational credit, which allowed the significant increase of vacancies in private institutions. At the same time, the public institutions, in the same period, were submitted to severe budget restrictions and obstacles to substitute or amplify their staff (professors and administrative personnel), which resulted in a freeze in the vacancies expansion in these institutions. Finally, we discuss the issue of the higher education expansion in Brazil and its quality. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino superior - Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Educação e estado | pt_BR |
dc.subject.other | Crédito educativo - Brasil | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/693 | - |
dc.date.accessioned | 2015-09-18T20:57:00Z | - |
dc.date.available | 2015-09-18T20:57:00Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho foi o de analisar a relação entre o crescimento acelerado das instituições privadas de ensino superior no país e a política educacional do governo federal no período 2001 – 2005. Para tanto, foram analisados documentos pertinentes do governo federal (dados do MEC e INEP), a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, entre outros documentos. Concluiu-se que o significativo crescimento das instituições privadas de ensino superior foi resultado de uma política educacional do governo federal, implantada pelo governo Fernando Henrique Cardoso e ampliada pelo Governo Lula, de incentivo e ampliação do crédito educativo, o que viabilizou o incremento das vagas nas instituições privadas. Ao mesmo tempo, as instituições públicas de ensino superior, no período analisado, experimentaram severas restrições nos seus orçamentos e dificuldade na reposição e ampliação dos seus quadros docentes e técnicos administrativos, o que provocou um congelamento na expansão de vagas nos cursos oferecidos por essas instituições. Finalmente, discute-se a questão da expansão do ensino superior no país e a qualidade do mesmo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado |
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