Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/698
Autor(es): Antinarelli, Alexandre
Título: Construindo a gestão estratégica sustentável : um estudo sobre a empresa Mercur S/A.
Data do documento: 2013
Resumo: O presente estudo buscou contribuir com a discussão sobre a perspectiva da abordagem do desenvolvimento sustentável e como o meio organizacional busca promover o alinhamento entre as estratégias empresariais e a preservação do capital natural em favorecimento de uma gestão com desenvolvimento estratégico sustentável. O objetivo desta pesquisa foi de investigar um ambiente organizacional para identificar e qualificar as principais ações desenvolvidas em prol do alinhamento com as três dimensões do desenvolvimento sustentável ("triple bottom line"); verificar as respectivas conexões do capital natural com os processos operacionais da empresa; levantar os principais fatores de resistência ou trade-offs que ocorreram na trajetória; e identificar os principais benefícios que contribuíram para o posicionamento da empresa e o desenvolvimento consciência de seus colaboradores sobre a sustentabilidade. Isto posto, buscou-se resgatar as principais abordagens teóricas e conceitos relacionados com as estratégias empresariais, capital natural, responsabilidade socioambiental e desenvolvimento sustentável. A abordagem qualitativa da pesquisa e o seu caráter exploratório, utilizou-se do método de estudo de caso para realizar esta investigação, na qual foram realizadas entrevistas em profundidade com a direção da empresa e as demais áreas de pesquisa e desenvolvimento, vendas e marketing, produção, suprimentos, logística e recursos humanos. As entrevistas foram apoiadas em três blocos que buscaram investigar a respeito do processo de evolução da consciência organizacional sobre a sustentabilidade; sobre as principais políticas e diretrizes estratégicas desenvolvidas pela organização; e sobre os fatores de resistência, desafios e benefícios decorrentes do processo de construção de uma gestão estratégica sustentável. Os resultados obtidos com a pesquisa possibilitaram identificar que o desenvolvimento da consciência organizacional sobre a sustentabilidade contribuiu para a evolução do processo de formulação de novas estratégias empresariais e o seu alinhamento com as três dimensões do desenvolvimento sustentável, permitindo que a expansão do capital humano e intelectual, torne-se fonte de recurso estratégico essencial para o posicionamento da empresa.
Resumo em outro idioma: This study aimed to contribute to the discussion about the prospect of sustainable development approach and how the organizational environment seeks to promote the alignment between business strategies and the preservation of natural capital in favor of sustainable management with strategic development. The objective of this research was to investigate an organizational environment to identify and qualify the main actions in support of alignment with the three dimensions of sustainable development ("triple bottom line"), verify their connections of natural capital with operational business processes, raise the main factors of resistance or trade-offs that have occurred in the trajectory, and identify the main benefits that contributed to the company's positioning and development of its employees awareness about sustainability. Therefore, we attempted to rescue the main theoretical approaches and concepts related to business strategies, natural capital, environmental responsibility and sustainable development. The qualitative approach of this research and its exploratory character used the case study method to conduct this investigation, in which in-depth interviews were conducted with company management and other areas of research and development, sales and marketing, production, procurement, logistics and human resources. The interviews were supported in three blocks that have sought to investigate about the process of evolution of organizational awareness about sustainability, about the main political and policy guidelines developed by the organization, and on the resistance factors, challenges and benefits of the construction process sustainable strategic management. The results obtained from the research allowed to identify the development of organizational awareness about sustainability contributed to the evolution of the development of new business strategies and their alignment with the three dimensions of sustainable development, allowing the expansion of human and intellectual capital, become a source of vital strategic resource for the company's position.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Desenvolvimento sustentável
Empresas - Aspectos ambientais
Planejamento estratégico
Responsabilidade social da empresa
Orientador(es): Alievi, Rejane Maria
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlexandreAntinarelli.pdf1.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons