Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/699
Autor(es): Schena, Rosane
Título: Participação política, atitudes e valores na vida de estudantes de três escolas públicas de ensino médio de Santa Cruz do Sul - RS.
Data do documento: 2007
Resumo: Parte-se da premissa de que há diferenças entre opiniões e atitudes de jovens que vivem em ambientes sócio-econômicos distintos, e cujos posicionamentos poderão refletir na organização social, na cooperação política e no próprio desenvolvimento econômico da região à qual pertencem. Por meio deste trabalho, tentaremos mostrar que estas diferenças de fato existem e como elas se apresentam. Com base nesse conceito, acredita-se que o sistema democrático possa contribuir para que o desenvolvimento de uma região tenha maior êxito, uma vez que o desenvolvimento local se intensifica com a participação dos indivíduos nas organizações sociais e estas, por sua vez, possibilitam o crescimento endógeno. Com o resultado da pesquisa, constatamos que quanto maior a participação nas decisões familiares e nos debates que envolvem o tema política nas escolas e na família, maior é a confiança dos indivíduos de que podem influenciar as decisões políticas que lhes dizem respeito. A participação e a autoconfiança individual podem levar a uma autoconfiança coletiva, e esta incrementa a capacidade de inventar e reinventar recursos no intuito de alavancar soluções voltadas ao crescimento de uma comunidade.
Resumo em outro idioma: Starting from the premise which states that there are differences between the opinion and attitudes of youngsters that live in distinct socioeconomic environments and whose positioning may reflect in the social organization, political cooperation and in the economic development of the region to which they belong to, this study aims at showing that these differences do exist and how they are characterized. Based on this concept, it is believed that the democratic system may contribute to a greater success of a region, since local development is intensified by the participation of individuals in social organizations and these make the endogenous development possible. As a result from this research, it is possible to ascertain that the higher the participation on family decisions is, the greater the individual’s confidence that they may influence in the political decisions that affect them. The individual participation and self-confidence may lead to a collective self-confidence, thus increasing the capability of inventing and reinventing resources, aiming at setting off solutions in the direction of the development of a community.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Participação política - Santa Cruz do Sul (RS)
Democracia
Cidadania
Desenvolvimento regional - Santa Cruz do Sul (RS)
Orientador(es): Helfer, Inácio
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

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