Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/702
Autor(es): | Beskow, Dionisio Júlio |
Título: | Neoliberalismo e a construção do sujeito contemporâneo : um dilema para o desenvolvimento regional. |
Data do documento: | 2004 |
Resumo: | Neste trabalho, estuda-se o processo de (des) construção de subjetividade e conhecimento nas Escolas Públicas de Ensino Médio da Região da Quarta Colônia Italiana, RS, Brasil, focalizando as práticas diárias nas escolas para mapear mecanismos ideológicos neoliberais que poderiam causar impedimentos na construção de subjetividade/conhecimento, ou seja, como em situação de neoliberalismo vai se configurando uma determinada realidade escolar que vai consolidando o poder através da educação escolar. No desdobramento deste exercício de poder, analisa-se como estas estratégias e/ou fluxos são constituintes do sujeito contemporâneo em termos de limitações e impedimentos de ser/conhecer, bem como as implicações disto ao desenvolvimento regional. Vislumbra-se na área da educação caminhos que podem representar uma liberação para a construção autopoiética de sujeitos e de realidade mais justas e solidárias. chega-se à conclusão, através da análise dos dados coletados, de que este processo exerce uma invisível violência simbólica, biológica, epostemológica e ontológica sobre o sujeito. Evidencia-se que o sujeito que sofre tal violência fica inibido para contribuir na construção de capital social, uma vez que assume e vive uma cultura na qual se produz uma subjetividade capitalística. Constata-se a predominância de um padrão vertical de organização social, subordinação e dependência que reprime a geração, acumulação e a reprodução deste capital. Portanto, este sujeito contemporâneo, fragmentado e maquínico pode representar um dilema ou um limite ao desenvolvimento de uma região. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Ensino médio - Teoria Educação - Teoria |
Orientador(es): | Pellanda, Nize Maria Campos |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DionisioJulio.pdf | 125.06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons