Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/704
Autor(es): | Oliveira, Carlos Roberto de |
Título: | Rádio na educação escolar : escuta, silêncio e imaginação. |
Data do documento: | 2012 |
Resumo: | Este estudo discute o fenômeno da escuta na educação escolar para destacar, desde a linguagem do rádio, a desconsideração pelo silêncio nos modos de conviver na contemporaneidade. Para tanto, investiga a valorização da imaginação capaz de considerar a performance da voz, o ato poético e o devaneio como elementos complexificadores de aprendizagens no cotidiano da escola. Aprendizagens no sentido de auto-organização nas linguagens em um contexto tensionado pela carência de tempo e espaços que favoreçam o necessário debate, ou exercício da conversação em torno da relevância educacional de interrogar a escuta e assim retirá-la da obviedade do inquestionável lugar que ocupa na escola. A metodologia utilizada, de natureza qualitativa, baseou-se na produção de conhecimentos de forma compartilhada, a partir da escuta da sala de aula e da exploração de vivências experimentadas na produção de peças radiofônicas realizadas por estudantes da oitava e terceira séries do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual no município de Venâncio Aires/RS. O conceito de escuta sensível na educação, apresentado por Renè Barbier, supõe uma inversão da atenção, antes de situar uma pessoa em seu lugar, procura reconhecê-la em seu ser, em sua qualidade de pessoa complexa, dotada de autonomia e imaginação criadora. Além disso, a técnica do diário de itinerância, do mesmo autor, ao permitir apontamentos no qual cada um anota aquilo que sente, o que pensa, o que medita, o que poetiza, o que retém de uma teoria, de uma conversa, o que constrói para dar sentido a sua vida, favoreceu a constituição de um instrumento de investigação sobre si mesmo em relação ao grupo no qual emerge a tríplice escuta/palavra, clínica, filosófica e poética da abordagem transversal. A descrição fenomenológica das situações relevantes para o aprofundamento do tema da escuta e do silêncio na educação escolar emergiu da interação com a linguagem do rádio numa tentativa de estudar o indizível, aquilo que só pode se mostrar pelo sentir, ou seja, pelo poético. Os referenciais teóricos estão ancorados nos conceitos de educação e diálogo, em Paulo Freire; nos princípios da complexidade de Edgar Morin, na abordagem de linguagem e educação em Humberto Maturana; na concepção fenomenológica da imaginação poética em Gaston Bachelard e de performance da voz em Paul Zumthor. Como reflexões que emergem, na perspectiva de uma valorização do sensível, perseguida pelo estudo, é possível desenvolver outros modos de escuta se acolhemos a compreensão de que aprendemos a compartilhar sentidos sentindo. Ao aprender o silêncio, que implica (re) aprender a escutar, os estudantes modificam modos de conviver no cotidiano escolar e assim contribuem na criação de um ambiente colaborativo, favorecedor de aprendizagens que complexificam modos de sentir no coletivo. |
Resumo em outro idioma: | Este estudio discute el fenómeno de la escucha en la educación escolar para destacar, desde el lenguaje de la radio, la desconsideración por el silencio en las maneras de convivir en contemporaneidad. Para tanto, se investiga la apreciación de la imaginación capaz de considerar la performance de la voz, el acto poético y el ensueño como elementos complejificantes de aprendizajes en el cotidiano de la escuela. Aprendizajes en sentido de auto organización en lenguajes en un contexto tensionado por la carencia de tiempo y espacios que ayudan el necesario debate, o ejercicio de la conversación en torno de la relevancia educacional de interrogar la escucha y así sacarla de la obviedad del incuestionable lugar que ocupa en la escuela. La metodología utilizada, de naturaleza cualitativa, se basó en la producción de conocimientos de forma compartida, a partir de la escucha del aula de clase y de la exploración de vivencias experimentadas en la producción de escenas radiofónicas realizadas por estudiantes del octavo y tercero grado de primaria de una escuela de la red pública estadual en municipio de Venancio Aires/RS. El concepto de escucha sensible en la educación presentado por Renè Barbier, asume una inversión de atención, antes de situar una persona en su lugar, intenta reconocerla en su ser, en su calidad de persona compleja, dotada de autonomía e imaginación creativa. Además, la técnica del diario itinerantico, del mismo autor, al permitir apuntamientos adonde cada uno nota aquello que siente, lo que piensa, lo que medita, lo que poetiza, lo que retiene de una teoría, de una charla, lo que construye para dar sentido a su vida, ha favorecido la constitución de un instrumento de investigación sobre sí mismo en relación al grupo en cual emerge la tríplice escucha/palabra, clínica, filosófica y poética del abordaje transversal. La descripción fenomenológica de las situaciones relevantes para la profundización del tema de la escucha y del silencio en la educación escolar ha surgido de la interacción con el lenguaje de la radio en un intento de estudiar el indecible, aquello que solo puede mostrarse por el sentir, o sea, por el poético. Los referenciales teóricos están ancorados en los conceptos de educación y diálogo, en Paulo Freire; a los principios de la complejidad de Edgar Morin, en abordaje de lenguaje y educación en Humberto Maturana; en la concepción fenomenológica de la imaginación poética en Gaston Bachelard y de performance de la voz en Paul Zumthor .Como resultado, en la perspectiva de valorización del sensible, acrecida por el estudio, se puede decir que es posible desarrollar otras maneras de escucha se admitimos la comprensión de que aprendemos a compartir sentidos sintiendo. Al aprender el silencio, que implica (re) aprender a escuchar, los estudiantes cambian maneras de convivir en el cotidiano escolar y así contribuyen en la creación de un ambiente colaborativo, favorecedor de aprendizajes que tornan complejas las maneras de sentir en colectivo. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Rádio na educação Imaginação em crianças Percepção auditiva |
Orientador(es): | Gustsack, Felipe |
Coorientador(es): | Richter, Sandra Regina Simonis |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CarlosdeOliveira.pdf | 705.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons