Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/706
Autor(es): Seibel Filho, Ivan
Título: Currículo e mercado de trabalho segundo alunos concluintes de um curso de psicologia de uma universidade do Vale do Rio Pardo.
Data do documento: 2013
Resumo: O tema desenvolvido nesta pesquisa envolve currículo e mercado de trabalho segundo os alunos concluintes do curso de psicologia de uma universidade do Vale do Rio Pardo. A escolha desse tema ocorreu em função da importância atribuída ao currículo do curso de psicologia no preparo do aluno enquanto acadêmico para atuar posteriormente como profissional. Em termos teóricos, discorremos sobre as relações da educação com os paradigmas produtivos numa perspectiva histórica, passando pelo fordismo e taylorismo até os dias atuais, com a globalização e o toyotismo. O currículo escolar sofre grande influência do ambiente fabril. Foi graças a este ambiente "propício" que a administração científica de Taylor se instalou como uma administração passível de ser mensurada. Na íntegra, os conteúdos do currículo são tudo o que o aluno deve aprender: habilidades, valores, conhecimentos, atitudes adequadas ao trabalho. Porém, com as mudanças advindas do mercado a partir da década de 1999, o currículo sofreu transformações. Fez-se necessário um profissional mais enxuto e dinâmico, assim como a integração das práticas educacionais. Em termos metodológicos, esta pesquisa, de tipo descritiva e qualitativa, utilizou como instrumentos um questionário semiestruturado aplicado a alunos de duas turmas e uma entrevista semiestruturada aplicada à coordenadora do curso. Os dados coletados foram analisados e interpretados com base na teoria e na experiência do pesquisador. Quanto aos resultados, percebeu-se que os estudantes, em sua grande maioria, conhecem a realidade do mercado de trabalho. Desde cedo, tanto em termos curriculares como extracurriculares, os alunos relataram se envolver com atividades profissionais, o que é uma exigência do atual mercado de trabalho e do próprio curso. A maior parte dos alunos se encontra satisfeita com o processo de ensino e aprendizado e acredita que o curso atende, ao menos parcialmente, às necessidades do mercado de trabalho, tanto em termos teóricos quanto práticos. Conforme Nardi e Silveira (2008), a escolaridade de nível superior, bem como as ofertadas por instituições de ensino do interior do Estado, são formas de promoção social e vêm atender a uma determinada demanda de sujeitos, como filhos de operários. Segundo os estudantes, é possível afirmar que, se a conclusão do curso de psicologia não é condição necessária para inserção no mercado de trabalho, é imprescindível dar continuidade aos estudos após a conclusão da formação a fim de ampliar as oportunidades de trabalho.
Resumo em outro idioma: The theme developed in this study is curriculum and the labor market according to the graduating students of Psychology from a university in Vale do Rio Pardo. This theme was chosen due the importance attached to the curriculum of Psychology face the student’s preparation as a scholar to act, later, as a professional in the market. In theoretical terms, it was discussed about the relationship between education and the productive paradigms from a historical perspective, through Fordism and Taylorism up to the present days, understanding globalization and Toyotism. The scholar curriculum is influenced by the factory environment. It was thanks to this "enabling" environment that the scientific management, developed by Taylor, took place as a subject to be measured. In full, the contents of the curriculum are all that the student should learn: skills, values, knowledge and attitudes appropriate to work. However , with the resulting changes in the market from the late 1999 , the curriculum has been transformed. It was necessary a more updated and dynamic professional as well as the integration of educational practices. In terms of methodology, this study used descriptive and qualitative approaches, as instruments for dada collecting, it was used a semi-structured questionnaire applied to students from two classes of the Psychology course and a semi-structured interview applied to the course coordinator. The collected data were analyzed and interpreted supporting the theory and experience of the researcher. As a result, it was noticed that students, mostly, know the reality of the job market. Since the star of the course, having in mind the course curriculum and the extra-curricular practice, they reported to be engaged in professional activities, that is a requirement of the current job market and the course itself. Most of the students are satisfied with the process of teaching and learning, and believe that the course meets, at least partially, the needs of the job market, theoretical and practical. As Nardi and Silveira (2008) the higher education level, as offered by educational institutions in the countryside of the state, are forms of social promotion and meet a demand of subjects, as children of workers. It’s possible to argue that, for the students the graduation in Psychology is not a requirement for entry into the job market, but it’s essential to continue the studies after graduation to expand job opportunities.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Ensino superior - Currículos
Psicólogos - Formação
Mercado de trabalho
Orientador(es): Viegas, Moacir Fernando
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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