Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/708
Autor(es): Alf, Julio Ricardo
Título: Jovens em formação profissional/técnica no CRC de Porto Alegre.
Data do documento: 2013
Resumo: O ponto de partida da pesquisa que realizo é a experiência educacional que realizam os jovens que frequentam o curso no CRC (Centro de Recondicionamento de Computadores). Proponho-me também como problema a uma análise sobre as possibilidades emancipatórias que se apresentam aos jovens em formação profissional e técnica, no CRC, curso oferecido pelo Centro Social Marista de Porto Alegre. Tenho como objetivo analisar o processo de formação técnica dos jovens do CRC, como possibilidade de desenvolvimento, se o curso aponta caminhos de emancipação e para o desenvolvimento da cidadania. Num primeiro momento foi feita uma revisão bibliográfica a fim de construir um conceito operacional de cidadania, de Emancipação e direitos fundamentais para posteriormente poder analisar as concepções dos educandos sobre essas categorias e observar se há ações concretas a partir deles que estejam condizentes ou não com suas falas, feitos através de entrevistas, conversas informais e observações livres. O Centro Social Marista de Porto Alegre atende os jovens habitantes da região nordeste de Porto Alegre, de um bairro de periferia. O CRC é percebido pelos moradores dessa região, como porta que se abre a novas perspectivas de vida, como possibilidade de visão para novos horizontes e ideais de vida. A formação técnica específica na área de informática que é realizada pelo CRC alia a esse processo um possível incentivo a participação política educativa na comunidade, com a comunidade e para a comunidade. Percebe-se que atualmente os jovens e os moradores da comunidade em geral, devido as privações materiais e informacionais, paralisados pela ideologia consumista infundida pelo mercado, não tomam a iniciativa de participar nos espaços de debate, onde ocorre a formulação e implementação de políticas públicas assim como o acompanhamento dessas políticas que objetivam solucionar as necessidades específicas da comunidade.
Resumo em outro idioma: The starting point of the research is to realize the educational experience performing youngsters who do the course at CRC (Center for Computer Reconditioning). I propose also the problem to an analysis of the emancipatory possibilities that are presented to young people in vocational and technical training in the CRC, course offered by Marist Social Centre of Porto Alegre. I aim to analyze the process of technical training of young CRC, as the possibility of development, the course shows ways of emancipation and citizenship development. At first we made a literature review to build an operational concept of citizenship, fundamental rights for Emancipation and subsequently to analyze the conceptions of students about these categories and see if there are concrete actions from them that are consistent or not with their speech, made through interviews, informal conversations and observations free. The Marist Social Centre of Porto Alegre meets young people in the region northeast of Porto Alegre, a neighborhood periphery. The CRC is perceived by residents of this region as a door that opens new perspectives of life as possible vision for new horizons and ideals of life. The specific technical training in computer science that is conducted by CRC combines this process a possible incentive to participate in the education policy community, with the community and for the community. Realize that today the young and community residents in general, because the deprivations and informational materials, paralyzed by the consumerist ideology infused by the market, do not take the initiative to participate in forums, where occurs the formulation and implementation of public policies and the monitoring of these policies that aim to solve specific community needs.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Educação - Finalidades e objetivos
Ensino profissional
Cidadania
Ensino técnico
Orientador(es): Siqueira, Janes Teresinha Fraga
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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