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http://hdl.handle.net/11624/710
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Teixeira, Patricia Silveira | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Arte e escola : mediação artística como fazer docente no ensino fundamental. | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Richter, Sandra Regina Simonis | - |
dc.contributor.advisorco | Richter, Sandra Regina Simonis | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | This research takes a look at teaching in art and educational processes experienced by students from the 4th to 6th grade of a public school to a private school, located in the municipality of Santa Cruz do Sul / RS, to discuss ways to favor sensitive and aesthetic through the encounter with visual arts at the contemporaneity. Meeting that demands confront the length between school education and image technologies in the production of artistic knowledge and practices to affirm the importance of mediation in art teacher able to teach what ignores like a way to contribute and live the ideas of each student in the group.The scaffolding promotes the unique artistic doings in their actions to try and make images appear when they explore and integrate different visual languages promoting openness to new trials in the collective to pursue the encounter between art teacher and his students in action of learning to make decisions in collective/like a team as a mode of multiply knowledge previously unknown.To highlight the extent of handmade art as a source of inexhaustible poetic complexity of individual and collective experiences in the Elementary School, the research approaches the principles of complexity in Edgar Morin, the ignorant educator in Jacques Rancière, and the relational aesthetics in Nicolas Bourriaud.From the action research as a methodological strategy of buildingdeconstructing to try other ways to present ways and lead the interactions between teacher/student and student/student, emerges a teacher that intentionally considers his artistic mediation in the unpredictable, the imponderable and repeated experiences as action learning to observe and experience the time that each thought experiment in action and movement in the world demands. Artistic mediation in teaching in art is here understood as being among the changes of students to promote sensible and flexible connection between languages and tools: weave together opportunities for experimentation of the body with different languages and their devices. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Educação artística (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject.other | Arte - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Arte na educação | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/710 | - |
dc.date.accessioned | 2015-09-21T20:01:06Z | - |
dc.date.available | 2015-09-21T20:01:06Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa lança um olhar à docência em arte e aos processos educativos vividos por estudantes do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola do sistema privado de ensino, localizada no município de Santa Cruz do Sul/RS, para problematizar modos de favorecer saberes estésicos e estéticos através do encontro com as artes visuais na contemporaneidade. Encontro que exige enfrentar a distância entre a educação escolar e as tecnologias da imagem na produção de saberes e fazeres artísticos para afirmar a relevância da mediação docente em arte capaz de ensinar o que ignora como modo de inventar formas de contribuir para vivificar as ideias de cada aluno no grupo. A mediação docente fomenta os fazeres artísticos singulares em suas ações de experimentar e fazer aparecerem imagens ao explorarem e integrarem diversas linguagens visuais promovendo abertura para novas experimentações no coletivo ao perseguir o encontro entre professora de arte e seus alunos na ação de aprenderem a tomar decisões no coletivo como modo de multiplicarem saberes antes desconhecidos. Para destacar a dimensão artesanal da arte como fonte poética inesgotável de complexificação de experiências individuais e coletivas no âmbito escolar do ensino fundamental, a pesquisa aproxima os princípios da complexidade em Edgar Morin, o mestre ignorante em Jacques Rancière, a estética relacional em Nicolas Bourriaud. A partir da pesquisa-ação como estratégia metodológica de construir desconstruindo para experimentar outras formas de apresentar caminhos e conduzir as interações entre professor/aprendiz e aluno/aprendiz, emerge um fazer docente que intencionalmente considera na sua mediação artística o imprevisível, o imponderável e as experiências repetidas como ação de aprender a observar e enfrentar o tempo que cada experiência de pensamento em ato e movimento no mundo exige. A mediação artística na docência em arte é aqui compreendida como estar entre as mudanças dos alunos para promover a conexão sensível e flexível entre linguagens e ferramentas: tecer juntos possibilidades de experimentações do corpo com diferentes linguagens e seus artifícios. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
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