Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/717
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Thomé, Vilmar | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Indicadores de qualidade em instituições de ensino superior : o caso da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. | pt_BR |
dc.date.issued | 1999 | - |
dc.degree.local | Santa Maria | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Wittmann, Milton Luiz | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.description.abstract | The Quality Management is a managing system that is characterizated by the recognition of people needs in stablishing standards to the providing of these needs; by the maintenance of the continue improvement of these standarsds since a strategic vision with humanistic approach. Hence, the Quality Management is a joint of principles, tools and procedures that aim to engage professors, technicals and studens of a higher education institution to control and improve the quality of services. The Quality Management in education is a strategy of management that helps educational institutions to improve the Quality of his processes. In higher education institutions these processes are very different than in the industries, because the professor is engaged in to pratice, to judge and to orientate all the process of teaching – learning and of research, searching the needs satisfation of his clients. This Master Degree thesys analyses the evolution of the quality performance indicators of the Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, since of his begging, in 1993, until 1998. To show the development of the institution in this period, where taken information that enable the identification of twenty seven quality performance indicators, presented by twenty nine explicative boards. Thus, this study enabled the comparasion between the period when the institution was constituted as a College and the actual period, as an University. Through the results of the research we can conclude that autonomy, specially to the creation of new courses, reached with the creation of the University, was decisive to his development and to the improvement of quality performance indicators of the Institution. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Universidade de Santa Cruz do Sul - Administração | pt_BR |
dc.subject.other | Universidades e faculdades - Administração | pt_BR |
dc.subject.other | Universidades e faculdades - Santa Cruz do Sul (RS) - Administração | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão da qualidade total na educação | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/717 | - |
dc.date.accessioned | 2015-09-22T13:12:19Z | - |
dc.date.available | 2015-09-22T13:12:19Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Santa Maria | pt_BR |
dc.description.resumo | A gestão da Qualidade é um sistema gerencial que se caracteriza pelo reconhecimento das necessidades das pessoas em estabelecer padrões para o atendimento destas necessidades; pela manutenção dos padrões que atendam às necessidades das pessoas e à melhoria contínua desses padrões a partir de uma visão estratégica com abordagem humanística. Portanto, a gestão da Qualidade é um conjunto de princípios, ferramentas e procedimentos que têm como objetivo envolver docentes, pessoal técnico-administrativo e alunos de uma instituição de ensino superior para controlar e melhorar a Qualidade dos serviços. A gestão da Qualidade na educação é uma estratégia de gerenciamento que auxilia as instituições educacionais a melhorarem a Qualidade de seus processos. Em Instituições de Ensino Superior esses diferem por demais da indústria, uma vez que cabe ao professor implementar, julgar e orientar todo o processo de ensino-aprendizagem e de pesquisa, buscando a satisfação das necessidades de seus clientes. Esta dissertação analisa a evolução dos indicadores de desempenho da Qualidade da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, desde sua criação, em 1993, até 1998. Para demonstrar o desenvolvimento da instituição nesse período, foram coletadas informações que possibilitaram a identificação de vinte e sete indicadores de desempenho da Qualidade, apresentados através de vinte e nove quadros explicativos. Dessa forma, este estudo possibilitou a comparação entre o período em que a instituição era constituída como Faculdades Integradas e o período atual, como Universidade. Através dos resultados do trabalho, chegou-se à conclusão de que a autonomia, especialmente para a criação de novos cursos, alcançada a partir da criação da Universidade, foi decisiva para o seu desenvolvimento e para melhoria dos indicadores de desempenho da Qualidade da Instituição. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programas de Pós-Graduação em Outras Instituições |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VilmarThome.pdf | 1.87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons