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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Carolina Coradini de-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA influência da nacionalidade no valor percebido de serviços educacionais : uma comparação entre estudantes brasileiros e uruguaios em uma região de fronteira.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorKoetz, Clara Isabel-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.description.abstractThe present study has the objective of identifying differences in the perceived value of the Brazilian and Uruguayan students Binational Technical Computer Course for the Internet at the Instituto FederalSul-Rio-Grandense (IFSul). This course is offered in Santana do Livramento, on the border between Brazil and Uruguay. A theoretical review of the context of the border and thematic Customer Value was developed. A first qualitative and quantitative second: two stages of data collection were conducted. Initially, in-depth interviews using the Hierarchy - value model proposed by Woodruff (1997) were made. The sample consisted of 6 students, with 3 Brazilians and Uruguayans 3. The technique used in the interviews was the Grand Tour. As a result we identified some perceptions that were cited by most respondents as the Area of Knowledge Course (Computer), taught within the course and students were unaware of the IFSul. Comparing the nationalities observed difference in the item Teachers Attentive which was cited in 4 of the 6 interviews, and of these, 3 were of Uruguayan students. In the second stage, we applied questionnaires to all students of the course to identify the value. Was used as the base for this purpose PERVAL SERV- scale developed by Patrick (2002). Also added to the questionnaire the main value perceptions identified in the interviews and that are not part of the Scale - SERV PERVAL. In this step we sought to further identify the important cultural values for the two nationalities. For this purpose we used the Model of Motivational Types Universal developed by Schwartz (2005). The results for the perception of value in relation to educational service were very positive for Brazilians and Uruguayans in all items analyzed. Identified a significant difference between the two nationalities only item Quality. For cultural values was identified that there is no significant difference between the two nationalities, since the results obtained were quite similar to Brazilians and Uruguayans. However, as the most important value for each nationality, was identified for Brazilian Realization. For the Uruguayans Hedonism.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherComportamento do consumidorpt_BR
dc.subject.otherMarketing educacionalpt_BR
dc.subject.otherEducação - Custospt_BR
dc.subject.otherEstudantespt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/718-
dc.date.accessioned2015-09-22T13:29:59Z-
dc.date.available2015-09-22T13:29:59Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo possui o objetivo de identificar diferenças quanto a percepção de valor de alunos brasileiros e uruguaios do Curso Técnico Binacional de Informática para a Internet do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul). Tal curso é oferecido na cidade de Santana do Livramento, na fronteira entre o Brasil e o Uruguai. Foi desenvolvida uma revisão teórica sobre o contexto da fronteira e a temática Valor para o Cliente. Foram realizadas duas etapas de coleta de dados: uma primeira qualitativa e a segunda quantitativa. Inicialmente, foram feitas entrevistas em profundidade utilizando-se do modelo de Hierarquia de Valor proposto por Woodruff (1997). A amostra foi composta por 6 alunos; sendo 3 brasileiros e 3 uruguaios. A técnica utilizada nas entrevistas foi a Grand Tour. Como resultado identificou-se algumas perçepções que foram citadas pela maioria dos entrevistados como a Área de Conhecimento do Curso (informática), Conteúdos Ministrados no Curso e Alunos Desconheciam o IFSul. Comparando-se as nacionalidades observou-se diferença no item Professores Atenciosos que foi citado em 4 das 6 entrevistas, sendo que destas, 3 eram de alunos uruguaios. Na segunda etapa, aplicou-se questionários para a totalidade de alunos do curso para a identificação do valor. Utilizou-se como base para este propósito a Escala SERV-PERVAL elaborada por Patrick (2002). Também acrescentou-se ao questionário as principais percepções de valor identificadas nas entrevistas em profundidade e que não fazem parte da Escala SERV-PERVAL. Nesta etapa buscou-se ainda identificar diferenças culturais entre as duas nacionalidades. Para este propósito, utilizou-se o Modelo dos Tipos Motivacionais Universais desenvolvido por Schwartz (2005). Os resultados para a percepção de valor em relação ao serviço educacional foram bastante positivos para brasileiros e uruguaios em todos os itens analisados. Identificou-se diferença significativa entre as duas nacionalidades apenas no item Qualidade. Quanto aos valores motivacionais identificou-se que não existe diferença significativa entre as duas nacionalidades, já que os resultados obtidos mostraram-se bastante semelhantes para brasileiros e uruguaios. No entanto, quanto ao valor mais importante para cada nacionalidade, identificou-se para os brasileiros a Realização. Para os uruguaios o Hedonismo.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado

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