Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/720
Autor(es): Forgiarini, Deivid Ilecki
Título: A universidade como catalisadora de desenvolvimento regional : formação de capital social pela Universidade Federal do Pampa, na fronteira Santana do Livramento/BR e Rivera/UY.
Data do documento: 2014
Resumo: A pesquisa analisou o período dos primeiros seis anos do Campus Santana do Livramento da Universidade Federal do Pampa, no âmbito de alcance do seu objetivo, que é o mesmo desde o seu processo social de criação, reforçado pela Lei 11640/08: o Desenvolvimento Regional. Para avaliar possíveis meios para o desenvolvimento de uma região fronteiriça, como Santana do Livramento - BR e Rivera - UY, foi necessário um longo resgate histórico que, relacionado com os atuais dados sociais, possibilitou identificar que esta sociedade é estratificada, carente em Capital Social. Uma sociedade estratificada possui dificuldades de desenvolver trabalhos coletivos que possibilite o desenvolvimento mútuo dos envolvidos. O Capital Social acaba sendo um dos meios para o desenvolvimento regional, objetivo da instituição estudada. Assim, foi definido um marco teórico para o Capital Social, que privilegia o trabalho coletivo. Tendo como cenário o Campus de Santana do Livramento da UNIPAMPA e a sociedade fronteiriça, através da fenomenologia foram buscadas as percepções de atores sociais relevantes, tanto da universidade, quanto da sociedade no processo de instalação da mesma. Por fim, as percepções indicam a UNIPAMPA como instituição-chave para o desenvolvimento regional, contudo, eximindo-se do seu papel de protagonista do processo.
Resumo em outro idioma: Esta investigación analiza el período de los primeros seis años de la escuela Santana de Livramento, de la Universidad Federal del Pampa al âmbito de alcance de su objetivo que es el mismo desde proceso social, de creación, que la Leye 11640/08 refuerza: Desarrollo Regional. Para evaluar los posibles medios para el desarrollo de una región fronteriza en la frontera Santana do Livramento/BR y Rivera/UY fue necesario rescatar a una larga historia que, asociada a los datos sociales actuales, identificó que esta sociedad está estratificada, carente de capital. Una sociedad estratificada tiene dificultades para desarrollar el trabajo en grupo que permite el desarrollo mutuo de los involucrados. El Capital Social termina siendo uno de los medios para el desarrollo regional, el objetivo final de la institución estudiada. Por lo tanto, un marco teórico se establece para el capital que favorece el trabajo colectivo. Tendo como escenario el Campus de Santana de Livramento desde UNIPAMPA y la sociedad fronteriza, a través de la fenomenología se buscaron las percepciones de los actores sociales relevantes de la universidad y la sociedad en la instalación del mismo proceso en la frontera que ya se ha mencionado. Finalmente, percepciones indican una institución clave para el desarrollo regional, sin embargo se exime de su papel como protagonista de la misma, es decir, que exime a sí mismo de ser el protagonista de su propia meta.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Desenvolvimento regional - Santana do Livramento (RS)
Capital social
Fronteiras
Orientador(es): Schröeder, Christine da Silva
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DeividForgiarini.pdf2.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons