Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/724
Autor(es): | Martins, Ana Luiza |
Título: | Canções poéticas e poemas cantados em Adriana Calcanhoto. |
Data do documento: | 2013 |
Resumo: | Nesta dissertação enfocamos a obra musical de Adriana Calcanhotto, verificando interfaces com a poesia. No primeiro capítulo, revisamos pressupostos teóricos relacionados à abordagem da canção, considerando suas semelhanças e peculiaridades em relação ao texto poético. A seguir, articulamos estudos que dimensionam os vínculos entre a expressão literária e a musical, situando essa dinâmica entre os sistemas artísticos nos contextos da literatura e da música popular brasileira. No segundo capítulo, realizamos análises de canções da discografia de Adriana Calcanhotto (entre 1992 e 2008), através das quais demonstramos a presença de elementos literários. Para o desenvolvimento das análises, estabelecemos categorias com base na maior representatividade dos seguintes recursos: procedimentos poéticos, canções metalinguísticas, relações intertextuais e poemas musicados. A partir da associação da pesquisa teórica e das análises, verificamos na obra enfocada a construção de um trabalho artístico que torna tênue o limite entre poesia e canção, evidenciando um trânsito intenso entre música popular e literatura. |
Resumo em outro idioma: | En esta investigación enfocamos la obra musical de Adriana Calcanhotto y verificamos sus interfaces con la poesía. En el primer capítulo, revisamos presupuestos teóricos relacionados con el alcance de la canción y consideramos sus semejanzas y peculiaridades relacionadas con el texto poético. En seguida, articulamos estudios que dimensionan los vínculos entre las expresiones literaria y musical, situamos la dinámica que existe entre los sistemas artísticos en el contexto de la literatura y de la música popular brasileña. En el segundo capítulo, hemos realizado un análisis de canciones de la discografía de Adriana Calcanhotto (entre 1992 y 2008), a través de lo cual identificamos la presencia de elementos literarios. Para el desarrollo de los análisis, establecimos categorías basadas en la representatividad de los siguientes recursos: procedimientos poéticos, canciones metalingüísticas, relaciones intertextuales y poemas musicalizados. A partir de la asociación de la investigación teórica y de los análisis, hemos verificado en la obra estudiada la construcción de un trabajo artístico que vuelve tenue el límite entre la poesía y la canción, evidencia de tránsito intenso entre la música popular y la literatura. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Calcanhotto, Adriana - Canções e música Poesia sul-rio-grandense - História e crítica Música e literatura |
Orientador(es): | Perkoski, Norberto |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnaLuizaMartins.pdf | 886.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons