Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/724
Autor(es): Martins, Ana Luiza
Título: Canções poéticas e poemas cantados em Adriana Calcanhoto.
Data do documento: 2013
Resumo: Nesta dissertação enfocamos a obra musical de Adriana Calcanhotto, verificando interfaces com a poesia. No primeiro capítulo, revisamos pressupostos teóricos relacionados à abordagem da canção, considerando suas semelhanças e peculiaridades em relação ao texto poético. A seguir, articulamos estudos que dimensionam os vínculos entre a expressão literária e a musical, situando essa dinâmica entre os sistemas artísticos nos contextos da literatura e da música popular brasileira. No segundo capítulo, realizamos análises de canções da discografia de Adriana Calcanhotto (entre 1992 e 2008), através das quais demonstramos a presença de elementos literários. Para o desenvolvimento das análises, estabelecemos categorias com base na maior representatividade dos seguintes recursos: procedimentos poéticos, canções metalinguísticas, relações intertextuais e poemas musicados. A partir da associação da pesquisa teórica e das análises, verificamos na obra enfocada a construção de um trabalho artístico que torna tênue o limite entre poesia e canção, evidenciando um trânsito intenso entre música popular e literatura.
Resumo em outro idioma: En esta investigación enfocamos la obra musical de Adriana Calcanhotto y verificamos sus interfaces con la poesía. En el primer capítulo, revisamos presupuestos teóricos relacionados con el alcance de la canción y consideramos sus semejanzas y peculiaridades relacionadas con el texto poético. En seguida, articulamos estudios que dimensionan los vínculos entre las expresiones literaria y musical, situamos la dinámica que existe entre los sistemas artísticos en el contexto de la literatura y de la música popular brasileña. En el segundo capítulo, hemos realizado un análisis de canciones de la discografía de Adriana Calcanhotto (entre 1992 y 2008), a través de lo cual identificamos la presencia de elementos literarios. Para el desarrollo de los análisis, establecimos categorías basadas en la representatividad de los siguientes recursos: procedimientos poéticos, canciones metalingüísticas, relaciones intertextuales y poemas musicalizados. A partir de la asociación de la investigación teórica y de los análisis, hemos verificado en la obra estudiada la construcción de un trabajo artístico que vuelve tenue el límite entre la poesía y la canción, evidencia de tránsito intenso entre la música popular y la literatura.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Calcanhotto, Adriana - Canções e música
Poesia sul-rio-grandense - História e crítica
Música e literatura
Orientador(es): Perkoski, Norberto
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaLuizaMartins.pdf886.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons