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dc.contributor.authorRossi, Sidinei-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA contribuição da aprendizagem organizacional na formação da rede nacional de educação a distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorBegnis, Heron Sérgio Moreira-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims at identifying how organizational learning has contributed in the formation and governance structure of the National Network for Distance Learning at National Commercial Training Service - Senac. In order to clarify this issue, the research attempts to clarify the concepts of organizational learning and corporate governance. Moreover, procedurally describes the incorporation and organization of this network, analyzing the actions taken and their results, and also indicates the possible previous experiences and existing knowledge in the organization that may have contributed in determining the structure and governance of the National Network EAD. Thus, the case study was the adopted method, which enabled to explore qualitative aspects of learning in the organization and corporate governance. Data were collected through direct observation, documentary research and semi-structured interviews with managers from the National Technical Committee and the National Managing Committee, and also through online questionnaire with open questions to the managers of distance education of Regional Departments at Senac. To obtain the result in this study, data were compared and analyzed based on the concepts of organizational learning and corporate governance.Experiences and knowledge of organization members acquired through the ancient Network Post-graduation courses, the National System for Tele-education and regional actions for distance education have also contributed to the decision making process for creation of the National Network of EAD. The research also showed that the reasons which led to its creation, tried to meet the increasing demand for professional education in Brazil, facing competition and creating a vision of Unification at Senac in this teaching modality. The study was established upon approval of the project at the national level through the creation of guiding documents, awareness and training of those involved, the unification of technological environments and the definition of governance structure. The research revealed that the contribution of organizational learning in the formation and governance structure of this network was primarily for the use of the experiences gained through past behaviors, using broad reflection, interpretation and enhancement of ideas in formal and informal spaces of interaction provided by the organization.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherGestão do conhecimentopt_BR
dc.subject.otherAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subject.otherGovernança corporativapt_BR
dc.subject.otherEnsino a distânciapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/725-
dc.date.accessioned2015-09-22T14:21:01Z-
dc.date.available2015-09-22T14:21:01Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é identificar como a aprendizagem organizacional contribuiu na formação e na estrutura de governança da Rede Nacional de EAD do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC. Para responder a essa questão, a pesquisa busca explicitar os conceitos sobre aprendizagem organizacional e governança corporativa. Além disso, descreve de forma processual a constituição e organização dessa rede, analisando as ações realizadas e seus resultados, e também mapeia as possíveis experiências anteriores e os conhecimentos existentes na organização que podem ter contribuído na determinação da estrutura e da governança da Rede Nacional de EAD. Adotou-se o método de estudo de caso, o que possibilitou explorar aspectos qualitativos relativos à aprendizagem na organização e à governança corporativa. Os dados foram coletados por meio de observação direta, pesquisa documental, e entrevistas semiestruturadas realizadas com os gestores que fazem parte dos Comitês Técnico Nacional e Gestor Nacional, além de questionário com perguntas abertas aplicado online com os gestores de educação a distância dos Departamentos Regionais Polos. Para obter o resultado deste trabalho, os dados foram comparados e analisados à luz dos conceitos de aprendizagem organizacional e governança corporativa. Experiências e conhecimentos já existentes na organização e adquiridos pela antiga Rede de Pós-graduação lato sensu e pelo Sistema Nacional de Teleducação, além de ações regionais de educação a distância, contribuíram para a tomada de decisão de criação da Rede Nacional de EAD. A pesquisa demonstrou também que os motivos que levaram à sua criação buscaram atender à crescente demanda por educação profissional no país, com a convergência de forças para enfrentar a concorrência e criando uma visão de unicidade do SENAC nessa modalidade de ensino. Sua constituição se deu por um processo que permeou desde a aprovação do projeto em nível nacional, passando pela criação de documentos orientadores, sensibilização e capacitação dos envolvidos, unificação de ambientes tecnológicos e definição de estrutura de governança. A pesquisa revelou que a contribuição da aprendizagem organizacional na formação e na estrutura de governança dessa rede, aconteceu principalmente pela utilização das experiências acumuladas pelos comportamentos passados, utilizando-se de ampla reflexão, interpretação e aprimoramento de ideias, nos espaços de interação formais e informais que a organização proporciona.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado

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