Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/726
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Kilian, Carina | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | A retórica religiosa de Santo Agostinho como continuidade da retórica clássica. | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Molina, Jorge Alberto | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation is situated within the Cognitive Processes and Textualization research line, which involves the interaction between cognitive and cultural processes, especially the linguistic, aiming at the construction of meaning from reading. The purpose of the study was to analyze how St. Augustine thought they could use the theoretical corpus of Greco-Roman rhetoric or classical rhetoric for the purposes of religious preaching. He gathered his thoughts in his text The Christian doctrine that came to be constituted as one of the first works of religious rhetoric. Our thesis is based mainly in this work. In the first chapter of our work, we briefly characterize the tradition of classical rhetoric. Then, we show how Augustine returned to the idea expressed that Plato, in Phaedrus, of rhetoric only having value if on the service of truth. This attitude is shared by Augustine, for he said the truth of Christianity must be defended from the lie and therefore rhetoric is his "weapon" in defense of the faith. The content of the Christian revelation is found in the sacred texts of Christianity, the Bible, whose canon was already established at the time of Augustine. At that time, disputes have arisen over how to interpret those texts. In the Sacred Scripture, the language is not quite linear, but at times transposed. Thus the words institutionalized to mean something, can also mean something beyond that initial order. For Augustine, the work of Christian speaker is to able to read and interpret correctly, within Holy Writing, the proper signs and the transposed signs. Then he was forced to develop a hermeneutic for the analysis of the Sacred Scripture. He supported it in a general theory of signs. This hermeneutics and semiotics that give you this background is the theme of the third chapter of our dissertation. In the fourth chapter we are concerned with the question of the proper style of religious preaching. In treating this subject, Augustine turns to Aristotle and especially Cicero. The sacred orator, according to the religious, need to pass the message of revelation to the faithful. To this end, the preacher must use the apparatus of rhetoric to be able to persuade. At this point rises, the eloquence, the third part of the rhetorical art. St. Augustine is concerned with determining which are the issues that the speaker needs to know, how it should behave in their religious life, which is the oratorical style that should be used as the subject matter. Thus, we reach our goal by showing the manner and purpose of Augustinian rhetoric and filled a gap in the study of rhetoric in the religious sphere. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Agostinho, Santo, Bispo de Hipona, 354-430 - Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Retórica antiga | pt_BR |
dc.subject.other | Oratória | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/726 | - |
dc.date.accessioned | 2015-09-22T14:27:56Z | - |
dc.date.available | 2015-09-22T14:27:56Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação de mestrado se situa dentro da linha de pesquisa: Processos Cognitivos e Textualização, a qual envolve a interação entre processos cognitivos e culturais, especialmente os linguísticos, com vistas à construção de sentidos a partir da leitura. O propósito de nosso trabalho foi analisar como Santo Agostinho pensou que podia ser usado o corpus teórico da retórica greco-romana ou retórica clássica, para os fins da pregação religiosa. Ele reuniu suas reflexões em seu texto A doutrina cristã que veio a se constituir como uma das primeiras obras de retórica religiosa. Nossa dissertação se apoia principalmente nessa obra. No primeiro capítulo de nosso trabalho, caracterizamos brevemente a tradição da retórica clássica. No segundo, mostramos como Santo Agostinho retomou a ideia que expressara Platão, no Fedro, de a retórica só ter valor se estiver ao serviço da verdade. Essa postura é partilhada por Agostinho, pois ele afirmou que a verdade do cristianismo precisa ser defendida da mentira e, por isso, a retórica é a sua "arma" em defesa da fé. O conteúdo da revelação cristã se encontra nos textos sacros do cristianismo, na Sagrada Escritura, cujo cânon já estava estabelecido na época de Agostinho. Naquele tempo, já surgiram disputas sobre como interpretar aqueles textos. Na Sagrada Escritura, a linguagem não é completamente linear, mas, em certos momentos, transposta. Assim, as palavras institucionalizadas para significar algo, podem também significar alguma coisa além desse sentido inicial. Para Santo Agostinho, o trabalho do orador cristão é saber ler e interpretar corretamente, na Sagrada Escritura, os signos próprios e os signos transpostos. Então, ele se viu obrigado a desenvolver uma hermenêutica para a análise da Sagrada Escritura. Ele a apoiou numa teoria geral sobre os signos. Essa hermenêutica e essa semiótica que lhe dão base é o tema do terceiro capítulo de nossa dissertação. No quarto capítulo, nos ocupamos com a questão do estilo próprio da pregação religiosa. No tratamento desse assunto, Santo Agostinho se liga a Aristóteles e, sobretudo a Cícero. O orador sacro, segundo o religioso, precisa passar a mensagem da revelação aos fiéis. Com essa finalidade, o pregador deve utilizar o aparato da retórica para conseguir persuadir. Aí entre em jogo, a eloquência, a terceira parte da arte retórica. Santo Agostinho se ocupa de determinar quais são os assuntos que o orador precisa conhecer; como ele deve se comportar em sua vida religiosa; qual o estilo oratório que deve ser empregado conforme o assunto abordado. Dessa forma, atingimos nosso objetivo ao evidenciar a maneira e o propósito da retórica agostiniana, bem como preenchemos uma lacuna nos estudos sobre a retórica no âmbito religioso. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CarinaKilian1.pdf | 561.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons