Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/732
Autor(es): Flores, Bruna de Almeida
Título: Empreendedorismo de si e educação escolar : entre cartas e tramas.
Data do documento: 2014
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo problematizar a disseminação do empreendedorismo de si, na educação escolar, com foco no nível fundamental de ensino em escolas da região Centro Serra do Rio Grande do Sul. A partir desse objetivo, foram formuladas as questões da pesquisa: Como o empreendedorismo de si está presente no nível fundamental de ensino? A educação escolar atua como disseminadora de uma cultura do empreendedorismo? O empreendedorismo de si pode ser pensado como uma estratégia de governamento? Para responder a tais questões, foi utilizado o método indiciário de Carlo Ginzburg para a parte empírica da pesquisa, sendo esta também composta pelas técnicas de observação de aulas e envio de cartas a cinco professoras que atuam em escolas dessa região, no nível fundamental. Para o registro das interpretações das cartas e das observações das aulas, utilizou-se o diário de campo. A partir disso, durante a interpretação e análise dos dados, discute-se a instauração e o desenvolvimento da racionalidade neoliberal no campo da educação escolar sob a perspectiva foucaultiana. O foco principal é a disseminação da forma de empresa para outros campos, não apenas o econômico, buscando demonstrar como a educação escolar contribui para a disseminação dessa racionalidade através da formação de sujeitos empreendedores de si. Para isso, foram utilizadas as ferramentas teórico-metodológicas de Foucault - a governamentalidade e o empreendedorismo de si - como base de discussão, entre outros autores, Bauman, Pélbart, Dreyfus, Rabinow e Gadelha, que auxiliam nas discussões acerca da sociedade contemporânea e do governamento dos corpos. Portanto, a partir de tais análises e autores, foi possível trazer como resultados da pesquisa a presença do empreendedorismo de si na educação escolar de nível fundamental por meio da performance docente e discente, do acúmulo de capital humano através de investimentos em educação, e da autorresponsabilização de professoras e alunos por suas ações.
Resumo em outro idioma: This paper aims to discuss the spread of entrepreneurship itself, in education, focusing on the elementary level of education in the schools of Centro Serra region of Rio Grande do Sul. With this purpose, the research questions were formulated: how entrepreneurship itself is present in elementary level of education? Schooling acts as a disseminator of a culture of entrepreneurship? Entrepreneurship itself can be thought of as a strategy of governance? To answer such questions, it was used the evidentiary method of Carlo Ginzburg for the empirical part of the research, which is also composed by the techniques of observation of lessons and sending letters to five teachers who work in public school of that region at the elementary level. For the record interpretations of letters and notices of classes, we used the field diary. From that, during the interpretation and analysis of data, we discuss the implementation and the development of neoliberal rationality in the field of school education in the Foucaultian perspective. The main focus is the dissemination of the form of business to other fields, not just economic, to demonstrate how it contributes to the spread fo this rationality by training subjects entrepreneurs themselves. For this, the theoretical and methodological tools were used Foucault – governmentality and entrepreneurship itself – as a basis for discussion, among others, Bauman, Pélbart, Dreyfus, Rabinow and Gadelha, who assist in discussion of contemporary society and government bodies. Therefore from these analyzes and authors, it was possible to bring search results to present themselves in entrepreneurship education from elementary school through teacher and student performance, the accumulation of human capital through investments in education, and self responsibility of teachers and students for their actions.l.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Ensino fundamental
Pesquisa educacional
Orientador(es): Oliveira, Cláudio José de
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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