Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/734
Autor(es): Silveira, Jaqueline da
Título: Implementação da ISO 9001 como estratégia de melhoria das operações e dos resultados econômicos : um estudo de caso em uma metalúrgica.
Data do documento: 2013
Resumo: As organizações buscam estratégias que garantam sua perpetuidade no mercado e a gestão da qualidade tem sido um dos meios mais empregados em tal objetivo. Alicerçada neste contexto, o problema que norteou a realização do presente estudo foi quais os elementos de um sistema de gestão da qualidade, implementado com base nos requisitos da ISO 9001:2008, foram capazes de alavancar a melhoria dos resultados operacionais e financeiros em uma empresa metalúrgica. Esta dissertação, decorrente de um trabalho de mais de dois anos, apresenta um estudo quali-quantitativo, com delineamento exploratório e descritivo, norteado pela estratégia de estudo de caso que visa a demonstrar os benefícios que a implementação dos requisitos da norma NBR ISO 9001:2008 promove e potencializa em uma indústria metalúrgica de pequeno porte como uma estratégia de melhoria dos resultados financeiros e operacionais. O objeto da pesquisa foi a empresa Maio Indústria Mecânica Ltda., fabricante de cadeiras e artefatos de lazer tubulares no Estado de São Paulo. Por meio de pesquisa de fontes de dados fornecidos pela empresa estudada, procedeu-se, inicialmente, a um resgate histórico, demonstrando a situação da empresa anteriormente à implementação da ISO 9001. Após, fazendo uso de observação direta, acompanhou-se todo o processo de implementação da ISO 9001, em um trabalho que se estendeu por mais de um ano, com o intuito de compreender os fatores decisivos para o êxito do projeto. Posteriormente, por meio de pesquisa de fontes de dados da empresa, verificou-se a situação pós-implementação, analisando-se os resultados obtidos quanto a indicadores de desempenho operacionais e financeiros. Nesta verificação pós-implementação, também realizou-se uma análise qualitativa dos reais e potenciais avanços gerenciais obtidos pela organização, à luz do referencial teórico pesquisado. Os resultados demonstram que, com a implementação da ISO 9001 na empresa, ocorreram expressivas mudanças na forma de se gerenciar. A abordagem de processos preconizada pela norma, em especial, quanto à documentação e registro dos processos de produção e de apoio, elevou a confiabilidade das operações por conferir maior segurança na execução das tarefas e facilidade de controle pela hierarquia. A solução de problemas passou a ocorrer de forma mais participativa, valorizando-se a análise de dados e fatos e a objetividade na busca da solução. A gestão com base em indicadores de desempenho viabilizou o trabalho de todos com foco nos principais objetivos da organização e possibilitou à direção da empresa uma forma precisa e sistemática de análise crítica do desempenho organizacional. Com a implementação desse sistema, a empresa obteve melhora significativa nos seus indicadores, em especial o resultado financeiro da empresa.
Resumo em outro idioma: Organizations are after strategies which ensure their market perpetuity and quality management, these have been some of the most used means in search of such goal. Based on this context, the problem which guided the realization of this study was the elements of a quality management system, with its implementation based on the requirements from the standard ISO 9001:2008, they were able to leverage the improvement of operational and financial results of a metallurgy company. This final paper, resulting from a work of more than two years, presents a qualitative and quantitative study with exploratory and descriptive design, guided by the case study strategy which aims to demonstrate the benefits that the implementation of these requirements from the standard NBR ISO 9001:2008 promote and enhance in a small-sized metallurgy industry as a strategy for a betterment of the financial and operational results. The object to this study was the company Maio Indústria Mecânica Ltda., manufacturer of chairs and leisure tubular artifacts in the state of São Paulo. Through database research given by the studied company, it was proceeded, initially, to a historical review, demonstrating the situation of the company before the ISO 9001 implementation. Afterwards, through direct observation, it was observed the process of the implementation of ISO 9001, in a work which lasted for over a year, aiming the comprehension of the decisive factors for the outcome of the project. Later, through the company’s database research, it was possible to verify the situation pos-implementation, analyzing the results obtained as for financial and operational performance indicators. In this pos-implementation verification, it was also performed a qualitative analyzes of the real and potential management advances obtained by the organization, in the light of the theoretical framework researched. /the results demonstrate that, with the implementation of ISO 9001 standard in the company, significant changes occurred in the form of management. The approach to the processes advocated by the standard, in special, with regard for the documentation and registration of the support processes of the production, elevated to the reliability of the operations by providing higher safety in the task execution and by the ease of the hierarchy management. The solution to the problems started to occur in a more participatory form, valuing the analysis of data and facts and objectivity in finding the solution. The management based on performance indicators enabled everyone’s work focusing on the main goals of the company and enabled the directors of the company an accurate and systematic critical analysis of the organization performance. With the implementation of this system, the company achieved significant improvement in their performance indicators, specially the financial results of the company.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Gestão da qualidade total
ISO 9001
Controle de qualidade
Orientador(es): Oliveira, Marco Antonio Fernandes de
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JaquelineSilveira.pdf3.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons