Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/735
Autor(es): Zonatto, Patrinês Aparecida França
Título: Captação e retenção de associados em redes de empresas do Estado do Rio Grande do Sul : uma análise sob a ótica dos recursos.
Data do documento: 2014
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar quais são os recursos estratégicos desenvolvidos por redes de cooperação empresarial consolidadas e de que maneira esses recursos contribuem para a retenção e a captação de associados. Foi realizado um estudo de múltiplos casos, de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa dos dados, com três redes de cooperação empresarial consolidadas, localizadas na região central do Estado do Rio Grande do Sul, que atuam nos segmentos de materiais de construção, farmácia e tintas. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas em profundidade com o presidente, três associados fundadores e três associados recentes de cada rede. Os resultados encontrados evidenciam que as redes pesquisadas desenvolveram seis recursos estratégicos: poder de negociação, reputação, conhecimento, marca, soluções coletivas e marketing integrado. Observou-se que estas redes possuem processos formais de retenção e captação de novos associados, o que facilita a gestão da rede. Os recursos estratégicos desenvolvidos contribuem para os processos de retenção e captação de associados nestas redes de cooperação, a partir do fortalecimento das empresas participantes da rede, o desenvolvimento das capacidades destas empresas, a criação de vantagens competitivas e a redução da dependência destas organizações por recursos externos. Os recursos estratégicos indispensáveis para a retenção de associados nas redes pesquisadas são poder de negociação, reputação e marketing integrado, diferindo parcialmente de rede para rede. Já os recursos indispensáveis para a captação estão relacionados a poder de negociação, marca e marketing integrado, os quais também diferem parcialmente de rede para rede. A influência dos recursos estratégicos desenvolvidos pelas redes pesquisadas nos processos de retenção e captação de associados varia de rede para rede, em função da: a) importância atribuída pelos associados ao recurso; b) dificuldade de obtenção do recurso no mercado; e, c) indispensabilidade do recurso. As proposições teóricas elaboradas para a realização desta pesquisa foram confirmadas, o que indica que redes de cooperação empresarial consolidadas desenvolvem recursos estratégicos (primeira proposição), os quais proporcionam a geração de vantagens competitivas (segunda proposição), que contribuem nos processos de retenção (terceira proposição) e captação (quarta proposição) de associados. Conclui-se que redes de cooperação empresarial consolidadas podem desenvolver tais recursos estratégicos, os quais contribuirão para a retenção e captação de associados. Como contribuições teóricas deste estudo, destacam-se as evidências encontradas que indicam que redes de cooperação empresarial consolidadas tendem a desenvolver recursos estratégicos, os quais explicam a geração de vantagens competitivas, bem como, contribuem para o entendimento de fatores que favorecem a retenção e captação de novos associados em redes de cooperação, o que contribui para a consolidação das redes. Como contribuições gerenciais, este estudo apresenta evidências que podem auxiliar as redes de cooperação no desenvolvimento de ações que promovam o desenvolvimento e a sustentabilidade dos recursos estratégicos. Redes de cooperação empresarial que se encontram em diferentes estágios do ciclo de vida podem, a partir do desenvolvimento de tais ações, promover o desenvolvimento de recursos estratégicos na rede, uma vez que a partir destes recursos torna-se possível a retenção e captação de associados, e por consequência, a consolidação destas redes.
Resumo em outro idioma: This research aimed to identify the strategic resources applied by consolidated business networks; and how such resources contribute to raise and retain members. A multiple case study was carried out through exploratory and descriptive analysis, with a qualitative data approach from three consolidated business networks located in the central region of Rio Grande do Sul State, performing in building supply stores, paint shops and drugstores segment. The data collection was taken from in depth interviews with the business network President, three founding members and other three recent members of each business network. The results obtained show evidence that the researched business networks developed six strategic resources: negotiation power, reputation, knowledge, brand, collective solutions and integrated marketing. It was observed that those business networks carry formal processes to raise and retain new members, making it easier to manage the business network. The strategic resources developed by the business networks contribute to the process of raising and retaining business partners; through strengthening businesses performance, developing member firms’ capacities, creating competitive advantages and reducing dependency by those firms from external resources. The imperative strategic resources to retain members in the researched business networks are negotiation power, reputation and integrated marketing, and they partially differ from network to network. Yet, the indispensable resources to raise members are related to negotiation power, brand and integrated marketing, which also partially differ from network to network. The influence of such strategic resources applied by the business networks towards raising and retaining members varies from one network to another, in reason of: a) relevance attributed by members to the resources; b) difficulty to obtain the resource in the market; and, c) necessity of the resource. The theoretical propositions elaborated to carry out this research were confirmed, indicating that consolidated business networks develop strategic resources (first proposition) which bring in competitive advantages (second proposition) that contribute to member retention (third proposition) and raising of members (fourth proposition). We conclude that consolidated business networks can develop such strategic resources which will contribute to raise and retain business partners. As part of theoretical contributions to this research we highlight evidence indicating that consolidated business networks tend to develop strategic resources which justify the generation of competitive advantages; as well as contribute to a better understanding of the factors that favor the raise and retention of new members into firm networks, contributing to the network’s consolidation. For managerial contribution this research presents evidence that may help business networks in developing actions to promote improvement and sustainability of those strategic resources. Business networks that find themselves in different stages of a life cycle, through the implementation of such actions, can promote the development of strategic resources in the network; once, through these resources it becomes viable to raise and retain business partners; and, consequently, consolidate the network.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Redes de negócios
Planejamento estratégico
Cooperação
Orientador(es): Wegner, Douglas
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado

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