Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/743
Autor(es): Hirsch, Katiele Naiara
Título: O impacto dos indicadores da leitura no Brasil na formação de leitores no Vale do Rio Pardo.
Data do documento: 2014
Resumo: Como medida para qualificar a educação no país, o governo brasileiro, seguindo uma tendência internacional, passou a adotar na década de 90, uma política de avaliação da educação básica, submetendo os alunos do ensino fundamental e médio a testes que, dentre outras habilidades, avaliam especialmente a leitura. Tais avaliações deram origem a um conjunto de indicadores da qualidade da leitura no Brasil. Embora os resultados alcançados pelos estudantes tenham demonstrado a deficiência destes com relação à leitura, os mesmos podem contribuir para a qualificação do ensino e da aprendizagem dessa habilidade nas escolas do país e favorecer a implementação de políticas públicas voltadas para a formação de leitores. A partir dessa percepção, delineamos como eixo norteador da pesquisa a investigação do impacto dos indicadores da leitura na formação de leitores. Para alcançarmos o objetivo proposto, partimos de uma revisão teórica sobre os aspectos cognitivos e sociais envolvidos no ensino e na aprendizagem da leitura, bem como sobre a possibilidade de avaliação dessa habilidade. Em seguida, abordamos os principais indicadores da leitura no Brasil, entre eles o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb/Prova Brasil), a Provinha Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (Pisa). Estabelecemos como campo de estudo as escolas públicas da região do Vale do Rio Pardo, região central do estado do Rio Grande do Sul. Para a seleção dos municípios e das escolas, seguimos as médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Visitamos onze escolas em seis municípios e realizamos 43 entrevistas com professores do 2º e 5º ano do ensino fundamental, professores de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio e membros das equipes diretivas. Dessa forma, buscamos compreender a forma como os indicadores da leitura afetam as escolas e são recebidos pelos professores. Os resultados da pesquisa evidenciam o fato de que o conhecimento dos profissionais da educação acerca das avaliações da leitura é superficial, o que faz com que os resultados alcançados sejam vistos apenas como números e que não sejam explorados tanto quanto deveriam. A ausência de momentos de formação e discussão de qualidade favorece que a situação se mantenha da mesma forma. Além disso, parece haver uma falha por parte dos profissionais das escolas quanto ao seu papel na sociedade, pois a deficiência dos alunos com relação à leitura é, em geral, atribuída exclusivamente ao contexto familiar e sociocultural dos estudantes. Outro aspecto importante a ser considerado é a ausência de políticas de pós-avaliação que prevejam a exploração dos indicadores pelas escolas e que deem suporte a essas instituições. É preciso que as ações do governo brasileiro ultrapassem a realização das avaliações e divulgação dos resultados. Esperamos que as informações apresentadas neste estudo possam contribuir para o fomento da discussão sobre a qualificação do ensino e da aprendizagem da leitura tanto no meio acadêmico quanto nas escolas da região, de forma que os indicadores da leitura possam cumprir a sua função.
Resumo em outro idioma: As a measure to qualify education in the country, Brazilian government, following an international trend, began to adopt in the 90s an evaluation policy of basic education, guiding students of elementary and high school to tests that, among other skills, assess reading, in particular. These evaluations resulted in a set of quality indicators of reading in Brazil. Although the students' achievements have shown their disabilities about reading, they can contribute to the improvement of reading teaching and learning in Brazilian schools and the implementation of public policies focused on the reader’s development. Based on this perception, we define as a research guiding the investigation of the impact of indicators of reading in reader’s development. To achieve our objectives, we start with a theoretical review of the cognitive and social aspects involved in teaching and learning of reading, as well as the possibility of assessing this ability. Then we approach the most important indicators of reading in Brazil, including the System of Evaluation of Basic Education (Saeb/Prova Brasil), Provinha Brasil, The National Secondary Education Examination (Enem) and the Programme for International Student Assessment (Pisa). We established as a field of study the public schools in the Vale do Rio Pardo, central region of Rio Grande do Sul state. To select the counties and the schools, we followed the average Index of Basic Education Development (Ideb). We visited eleven schools in six counties and conducted 43 interviews with teachers of 2nd and 5th grade of elementary school, Portuguese teachers of the 9th grade of elementary school and 3rd grade of high school and members of the school management teams. Therefore, we sought to understand how the indicators of reading affect schools and how they are handled by teachers. The survey results emphasise the fact that the knowledge of educational professionals about reading evaluation is just superficial, what makes the achievements be seen just as numbers and not exploited as much as they should be. The lack of time for formation and quality discussion favours that the situation remains the same. Furthermore, there seems to be a failure on the part of school workers about their role in society, because, as observed, students’ deficiency in reading is generally attributed exclusively to students’ family and sociocultural contexts. Another important aspect to be considered is the lack of post-evaluation policies that provide for the exploitations of the reading indicators at schools and that give support to these institutions. The Brazilian government's actions must exceed conducting evaluations and dissemination of results. We hope that the information presented in this study may contribute to fostering discussion about the qualifications of reading teaching and learning not only in academy and but also in the schools of Vale do Rio Pardo. So reading indicators can fulfil their role.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Leitura - Estudo e ensino
Cognição
Leitura - Desenvolvimento
Orientador(es): Gabriel, Rosângela
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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