Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/744
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Siqueira, Giovane de | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Letramento literário, adolescência e poesia na escola : oficinas literárias com alunos do ensino médio noturno. | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Cardoso, Rosane Maria | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation aims to reflect on poetry as an effective practice of literacy in school, trying to verify how students in the 3rd grade of high school of a public school interact and assimilate the poetic text. This research also points out the role that teaching practices in literary literacy carry through poetry in the view and in the way this group appropriates of the literary text. To develop this study, as a first step, it was done a literature review in order to seek an approach and theoretical study about the topic of this dissertation which is focused on): literacy and literary literacy; adolescence x adolescent worker and night students, as well as, at last, young people and literature, focusing specifically on poetic text. The second part of this study consisted in a field research by which the reader profiles of the participating students were investigated. Furthermore, it was developed a proposal for literary poetry workshops aiming to provide the students a different way to learn and find out meanings which are beyond the words in order to interpret the texts as well as relate them to their own life experiences. In parallel, it was analyzed how students interact to poetic texts. In addition, the role of this text genre was thought in the way the group of students appropriate themselves of literature. Based on the research results, working with poetry can be constituted as a practice of literary literacy in school. However, in order to work appropriately with literary text it is necessary to follow the theory according to what the researchers point out about literary literacy. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura (Ensino médio) - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Poesia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Letramento | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/744 | - |
dc.date.accessioned | 2015-09-22T17:04:14Z | - |
dc.date.available | 2015-09-22T17:04:14Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação tem por objetivo refletir sobre a poesia como uma prática efetiva de letramento literário na escola, buscando verificar de que forma alunos de 3º ano do ensino médio noturno de uma escola pública estadual interagem e se apropriam do texto poético. Além disso, pretende-se investigar qual papel as práticas didáticas de letramento literário, através da poesia, exercem na concepção e na forma de o grupo focalizado neste trabalho se apropriar da leitura, especialmente a do texto literário. Para a concretização deste estudo, primeiramente, realizou-se uma revisão bibliográfica, no intuito de buscar uma abordagem e fundamentação teóricas em relação ao tema proposto, tendo como enfoques: o letramento e letramento literário; a adolescência, adolescente trabalhador e estudante do noturno, e, por último, o jovem e a literatura, direcionando o olhar mais especificamente para o texto poético. O segundo momento deste trabalho constituiu-se na realização de uma pesquisa de campo por meio da qual se investigou o perfil leitor dos estudantes participantes da pesquisa. Na sequência, desenvolveu-se uma proposta de oficinas literárias com poesias, possibilitando aos alunos uma forma de ler e desvendar o que está além das palavras, buscando interpretar os textos e relacioná-los com a própria experiência de vida. Paralelo a isso, analisou-se como os alunos interagem com o texto poético, bem como refletiu-se a respeito da função desse gênero textual na forma de apropriação da literatura da referida turma de estudantes. Com base nos resultados, entende-se que o trabalho com poesia pode se constituir como uma prática de letramento literário na escola, contanto que se trabalhe o texto literário de modo adequado, conforme justificam teóricos pesquisadores sobre o letramento literário. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GiovanedeSiqueira.pdf | 630.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons