Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/745
Autor(es): Silva, Carla Adriana Batista da
Título: Biopolítica e governamentalidade : conexões entre "raça", saúde, educação e eemergência da população nos anos 1920 e 1930 no Brasil.
Data do documento: 2014
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar a constituição da noção de população, enquanto sujeito/objeto de um governamento biopolítico, no Brasil, fazendo uso, para tanto, das teorizações foucaultianas acerca da biopolítica e da governamentalidade. Procurou-se em um primeiro momento, perscrutar a emergência no Brasil de preocupações de caráter biopolítico, isto é, identificar alguns momentos em que se acentuou um determinado tipo de saber/poder sobre a vida, com vistas à gestão da população. Identificou-se, nesse sentido, a partir de 1870, a proliferação de uma narrativa racialista, que propunha alternativas à gestão da população baseado em critérios advindos da biologia, como foi o caso, por exemplo, da chamada teoria do branqueamento. Da mesma forma, encontrou-se no desenvolvimento da medicina social, que se deu a partir da vinda da família real para o Brasil, em 1808, e na sua posterior ligação com o movimento sanitarista e com a eugenia, uma forma de pensar biopoliticamente a população, uma vez que era o aprimoramento do homem, enquanto espécie, que estava sendo posto em jogo. Em um segundo momento, procurou-se identificar quando e como preocupações como essas citadas acima, de cunho eminentemente biopolítico, foram encampadas de forma mais incisiva pelo Estado para gestar, de forma mais ampla, a população brasileira. Sugeriu-se, então, que esse desbloqueio da arte de governar se deu quando foi possibilitado ao Estado-nação brasileiro, a partir das décadas de 1920 e 1930, construir um saber sobre a população e fazer desta seu principal alvo de governamento. A partir daí, analisou-se como se desenvolveram estratégias de governamento biopolítico em áreas como a Educação e a Saúde Pública e como é possível relacionar a emergência da população com a articulação de uma narrativa identitária nacionalista que teve por finalidade a construção de um corpus nacional/populacional homogêneo.
Resumo em outro idioma: This dissertation aims to analyze the formation of the concept of population, as a subject/object of a biopolitical governing in Brazil, therefore making use of Foucault's theories on biopolitics and governmentality. At first, there was an attempt to scrutinize the emergence as to the concerns with such a biopolitical character in Brazil, which is to identify moments in which there was an emphasis on a certain kind of power/knowledge about life, seeking to perform a sort of population management. In this sense, from 1870 on, the proliferation of a racialistnarrative was identified. Such narrative proposed alternatives to management based on criteria arising from biology, and such was the case, for example, of the so-called whitening theory. Likewise, in the development of social medicine, which occurred with the arrival of the royal family to Brazil in 1808 and its subsequent connection to the sanitary movement and eugenics, a way of biopolitically thinking the population was found, since it was the improvement of mankind as a species that was now at stake. In a second step, we tried to identify when and how these concerns as mentioned above, eminently of a biopolitical nature, were more forcefully adopted by the state to more broadly manage the Brazilian population. Then it was suggested that this unleashing of this art of governing was when it was made possible to the Brazilian nation-state, from the 1920s and 1930s, the construction of knowledge about the population and make this its primary target as a government. From there on out, it was examined how they developed strategies of biopolitical governing in areas such as education and public health and how it is possible to relate the emergence of the population with the articulation of a nationalist identity narrative that aimed to build a homogeneous national/population corpus.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Educação - Filosofia
Biopolítica
População
Orientador(es): Silva, Mozart Linhares da
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarladaSilva.pdf507.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons