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dc.contributor.authorSchwingel, Adrio-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleRepertório musical em práticas de docência : a experiência de professores de música.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorGustsack, Felipe-
dc.contributor.advisorcoMenezes, Ana Luisa Teixeira de-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractContextualize this work , the ways in which music teachers choose the songs that are part of the repertoire they experience in their classes . Seeking to map and present the ways that these teachers go through until you get to choose these music . For this purpose, I conducted semi -structured interviews with three teachers , seeking to understand what were the influences that made them deciding to become musicians and music teachers . Who were the people and the circumstances that led them to choose this path and how these influences have significance in the way choose the music that are part of their repertoire of work and consequently are reflected in the way to enjoy music in their classrooms with their students . As theoretical reference work with the phenomenology of Merleau - Ponty as a background of my considerations , including the phenomenological process allows realizing the feelings I have about the lived reality and that they are embedded in a world that is also cultural . Other authors have also contributed to my reflections , especially Duarte Jr. and Mikel Dufrenne , which also use phenomenology , to a greater or lesser extent , to weave their arguments and comments about knowledge . Dufrenne also contributed his aesthetic vision of the experiments , which run through the beautiful feeling . Therefore , the experiences of the teachers are viewed under the aspect of sensitive and feeling, through the beauty that lies in the lived world . How sensitive these experiences are part of the world of each, you can not make a value judgment , and so I opted for the description, as recommended by the phenomenological theory , a strategy that allowed weave my thoughts and comments about the choices and decisions of teachers regarding the choice of songs that constitute the repertoire working in their classes . The study allowed me to observe that music teachers have a strong connection to the way that went through their training . Thus , the description I tried to make these paths enables to realize that there were many songs that came to them , and the songs that these teachers to lead their classes are those who keep a close relationship of meaning to them during the course of their experiences . In other words , are the musics that are validated through their aesthetic experiences.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherMúsica na educaçãopt_BR
dc.subject.otherMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subject.otherProfessores de músicapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/746-
dc.date.accessioned2015-09-22T17:18:29Z-
dc.date.available2015-09-22T17:18:29Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoContextualizo, neste trabalho, as maneiras pelas quais professores de música escolhem as músicas que fazem parte do repertório que vivenciam em suas aulas. Procuro mapear e apresentar os caminhos que estes professores percorrem até chegar à escolha dessas músicas. Para tanto, realizei entrevistas semi estruturadas com três professores, procurandoperceber quais foram as influências que os fizeram tomar a decisão de se tornarem músicos e professores de música. Quais foram as pessoas e as circunstâncias que os motivaram a escolher este caminho e como estas influências têm significação na maneira como escolhem as músicas que fazem parte do seu repertório de trabalho e consequentemente se refletem na maneira de fruir a música em suas aulas com os seus alunos. Como referencial teórico trabalhocom a fenomenologia de Merleau-Ponty como um pano de fundo de minhas considerações, compreendendo que o processo fenomenológico possibilitaperceber as sensações que tenho quanto à realidade vivida, e que estas estão inseridas em um mundo que também é cultural. Outros autores também contribuíram com minhas reflexões, principalmente Duarte Júnior e Mikel Dufrenne, que também se valem da fenomenologia, em maior ou menor escala, para tecer os seus argumentos e comentários acerca do conhecimento. Dufrenne, contribuiu também com sua visão estética das experiências, que partem do sentimento através do belo. Portanto, as experiências dos professores são vistas sob o aspecto do sensível e do sentimento, através da beleza que se encontra no mundo vivido. Como essas experiências sensíveis fazem parte do mundo de cada um, não é possível fazer juízo de valor, e por isso optei pela descrição, conforme recomenda a teoria fenomenológica,como estratégia que permitiu tecer as minhas reflexões e comentários a respeito das opções e decisões dos professores quanto à escolha das músicas que constituem o repertório que trabalham em suas aulas. O estudo me permitiu observar que os professores de música têm uma forte ligação com o caminho que percorreram em sua formação. Assim, a descrição que procurei fazer destes caminhos possibilita perceber que muitas foram as músicas que se lhes apresentaram, sendo que as músicas que estes professores levam para as suas aulas são aquelas que guardam uma estreita relação de sentido, para eles, durante o percurso de suas expeirências. Ou seja, são as músicas que se validam perante as suas experiências estéticas.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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