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dc.contributor.authorCazarotto, Neide Teresinha-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA escola como sistema auto-organizativo : desafios e possibilidades.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorGustsack, Felipe-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis study is part of the Learning, Technology and Languages in Education research line, belonging to the master program at the University of Santa Cruz do Sul. It presents as its theme: the school as a self-organizing system and the challenges of a new conception of education. The study aims to discuss the understandings that teachers have about the school, and the challenges of thinking the school as a selforganizing system and its working autonomy as an autopoietic process. By the research actions I tried to answer the following questions: How educators understand the school where they act and what the implications of this understanding in their learning conceptions and in their practices? How to challenge the teachers to understand the school as a self-organizing system and what implications they imagine this would have on the structure and school functioning as well as in their conceptions of education and pedagogical practices? For that, I try to articulate the systemic approach, the complex thinking and the understandings that teachers have about the school. In that way I produced the theoretical foundation by making a connection among the theorists: Fritjof Capra, Ludwig von Bertalanffy, Edgar Morin and Maturana and Varela. I took as a principle the complexity theory by Morin, especially regarding the concept of self-organization. The people who participated in the research were twelve teachers of Escola do Seminário São José, located in Santa Maria, Rio Grande do Sul state. As the research falls within the field of subjectivity, the methodological approach was a non-standardized questionnaire, problematized with the participants on two talk meetings. So, it is a study in qualitative perspective with the construction and recording of the reflections in my field journal. The results point to the fact that the school is still strongly influenced by the Cartesian-Newtonian conception, predominating the principle of knowledge fragmentation and thereby, it has also configured the way of being and thinking of the individuals. As for the challenges for educators transform their conception, I realized that there are several, whose root is in the traditional belief in the certainties and order, to overcome these limits its necessary a longer time of studies, so that they can perceive the education and learning as inseparable processes of living. Keywords: Systemic thinking. System. Self-organization. School.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEducação - Filosofiapt_BR
dc.subject.otherTeoria do conhecimentopt_BR
dc.subject.otherEscolas - Organização e administraçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/747-
dc.date.accessioned2015-09-22T17:24:06Z-
dc.date.available2015-09-22T17:24:06Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEste estudo está vinculado à Linha de Pesquisa Aprendizagem, Tecnologias e Linguagens em Educação, do Mestrado em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul. Apresenta como tema: a escola como sistema auto-organizativo e os desafios de uma nova concepção de educação. O estudo consiste em discutir as compreensões que os professores têm da escola, e os desafios de se pensar a escola como sistema auto-organizativo e sua autonomia de funcionamento como processo autopoiético. Com as ações de pesquisa procurei responder às seguintes questões: Como os educadores compreendem a escola em que atuam e quais as implicações dessa compreensão nas suas concepções de aprendizagem e nas suas práticas? Como desafiar os professores para que compreendam a escola como um sistema auto-organizativo e quais implicações imaginam que isso teria na estrutura e funcionamento da escola bem como em suas concepções de educação e práticas pedagógicas? Para tanto, procuro articular a abordagem sistêmica, o pensamento complexo e as compreensões que os professores têm da escola. Desse modo, produzi a fundamentação teórica fazendo uma aproximação entre os teóricos: Fritjof Capra, Ludwig von Bertalanffy, Edgar Morin e Maturana e Varela. Tomei como princípio a teoria da complexidade de Morin, especialmente quanto ao conceito de auto-organização. As pessoas que participaram da pesquisa foram doze professores da Escola do Seminário São José, localizada na cidade de Santa Maria, estado do Rio Grande do Sul. Como a pesquisa se insere no campo da subjetividade, o procedimento metodológico adotado foi um questionário não padronizado, problematizado com os participantes em duas rodas de conversas. Trata-se, assim, de um estudo na perspectiva qualitativa com a construção e registro das reflexões em meu diário de campo. Os resultados sinalizam para o fato de que a escola ainda está fortemente influenciada pela concepção cartesiana-newtoniana, vigorando o princípio da fragmentação do conhecimento e dessa maneira, tem também configurado o modo de ser e de pensar dos indivíduos. Quanto aos desafios para que os educadores transformem sua concepção, percebi que são vários, cuja raiz está na tradicional crença nas certezas e na ordem, sendo necessário, para superarem estes limites maior tempo de estudos para que possam perceber a educação e a aprendizagem como processos inseparáveis do viver.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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