Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/750
Autor(es): Stiebbe, Vânia Amires Lemos
Título: Recursos estratégicos e competências essenciais em uma instituição de ensino superior.
Data do documento: 2014
Resumo: O presente estudo se concentrou em identificar, descrever e analisar os recursos estratégicos, as competências individuais e as competências essenciais em uma universidade particular, de natureza comunitária, localizada em Santa Cruz do Sul/RS. As instituições de ensino superior, em especial as privadas, encontram-se em franco crescimento no Brasil e, nesse cenário, surge a necessidade de a instituição buscar alternativas que façam frente à forte concorrência. Uma das formas para responder a esse desafio são o reconhecimento e o desenvolvimento dos recursos e das competências que podem se transformar em diferenciais competitivos e garantir a sustentabilidade das organizações. Essa pesquisa visou contribuir com a identificação dos recursos e competências da Universidade. Para atingir os objetivos propostos, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 10 (dez) gestores da Reitoria, das Pró-Reitorias e com os Chefes de Departamento das quatro áreas de conhecimento da Instituição. Como estratégia de pesquisa, realizou-se um estudo de caso único, qualitativo, de natureza exploratória, sendo que o tratamento dos dados ocorreu por meio de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que os maiores recursos estratégicos da Instituição são o conjunto de capacidades humanas (docentes e técnicos administrativos) e a infraestrutura física para as diferentes áreas de conhecimento. Verificou-se que, em relação às competências individuais, as mais demandadas aos gestores são a habilidade de relacionamento, a agilidade e a capacidade de tomar decisões. Como resultado da identificação das competências essenciais da instituição, as principais são o modelo de gestão democrático e participativo, o desempenho acadêmico e as habilidades de relacionamento com a comunidade. Observou-se, ainda, que a Universidade desenvolveu suas competências por meio de habilidades, conhecimentos e experiências adquiridas ao longo de sua trajetória educacional. Assim, de acordo com os entrevistados, seria de grande valia o compartilhamento dos recursos e das competências entre todos os colaboradores da Instituição, visando à competitividade e à sustentabilidade da Universidade pesquisada.
Resumo em outro idioma: The present study was concentrated on identifying, describe and analyze the strategic resources, individual and essential competences in a private university, with a communitarian nature, located in Santa Cruz do Sul/RS. Institutions of higher education, especially private, are booming in Brazil and, in this scenario, emerges the necessity for the institution to seek alternatives that do opposite strong competition. One way to respond to this challenge is the recognition and development of resources and competences that can turn into competitive advantages and ensure the sustainability of organizations. This research aimed to contribute to the identification of resources and competencies of the University. To achieve the proposed objectives, semi-structured interviews were conducted with ten (10) managers of the Rectory, of the Pro-Rectories and with the Department Chiefs of the four areas of knowledge of the institution. As research strategy, there was realized a single case study, qualitative, with an exploratory nature, and data treatment occurred through content analysis. The results showed that the biggest strategic resources of the institution are the set of human capacities (teachers and administrative technicians) and the physical infrastructure for the different areas of knowledge. It was verified, that, in relation to individual competencies, the most demanded to managers are the relationship skills, the agility and the ability to make decisions. As a result of the identification of the competences of the institution essences, the main ones are the democratic and participatory management model, academic performance and relationship skills with the community. It was also observed, that the University developed its competences through skills, knowledge and experiences obtained throughout its educational career. Thus, according to respondents, it would be of great value the sharing of resources and competences among all institution employees, aiming at competitiveness and the sustainability at the researched University.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Planejamento estratégico
Inteligência competitiva
Ensino superior - Administração
Universidades e faculdades - Administração
Orientador(es): Alievi, Rejane Maria
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado

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