Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/752
Autor(es): | Monteiro, Fabiana Dutra |
Título: | Emergência dos leitores na experiência com o livro no ensino fundamental. |
Data do documento: | 2013 |
Resumo: | Realizei esta dissertação a partir das inquietações surgidas enquanto professora mediadora da Sala de Leitura na Rede Municipal de Ensino na Cidade do Rio de Janeiro, potencializada pela condição de pesquisadora, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação/UNISC, com interesse pelo debate acerca da formação de leitores literários a partir da experiência com o livro na escola. Trata-se do resultado de uma investigação que buscou problematizar a organização das práticas de leitura dentro das escolas do ensino fundamental, problematizando com os alunos suas narrativas de como ocorreu o convite para se tornarem leitores literários e os fatores que constituíram o cenário dessa vivência. A metodologia foi pensada no sentido de explorar a relação construída com o objeto livro dentro do tempo vivido na escola, através de encontros semanais em formato de Roda de Leitores com alunos do ensino fundamental que já experimentaram vivências como leitores literários. Essas Rodas semanais ocorreram por um período de quatro meses e foram filmadas, no sentido de que possibilitassem respostas mais livres, bem como explicações e comentários. Assim, configurou-se como um estudo de caso, considerando a complexidade do problema, pois a intenção não era medir objetos, mas sim de investigar e compreender as experiências com o livro no espaço escolar. Essa opção metodológica justificou-se pela intenção de explorar como ocorriam suas experiências estéticas com a leitura e os detalhes de situações difíceis de observar com métodos quantitativos e tradicionais. As reflexões que emergiram apontam para a importância do livro estar nas mãos dos alunos para a leitura durante o maior tempo possível dentro das escolas, uma vez que a experiência com o livro surgiu como fator decisivo na formação das alunas participantes da pesquisa. Além disso, pude compreender que as rodas de leitura demonstraram ser um bom caminho tanto para oportunizar uma relação da criança com o livro que é diferente daquela tradicionalmente vivida nas escolas; quanto para criar relações de troca e parcerias entre os alunos, costurando as experiências da leitura no campo da formação humana na qual o livro demonstrou ser capaz de arrebatar emoções e sentidos para favorecer a emergência do leitor literário. |
Resumo em outro idioma: | Realicé esta tesis a base de las preocupaciones derivadas como mediador de la Sala de Lectura en la Escuela Municipal de Rio de Janeiro, condición agravada por el investigador, una estudiante master en el Programa de Posgrado en Educación / UNISC, con interés por el debate acerca de la formación de lectores literarios desde la experiencia con el libro en la escuela. Este es el resultado de una investigación que buscó problematizar la organización de prácticas de lectura en las escuelas elementales, discutiendo con los estudiantes sus relatos de cómo la invitación a convertirse en lectores y factores literarios que forman el telón de fondo de esta experiencia ocurrido. La metodología fue diseñada para explotar la relación construida con el objeto libro en el tiempo vivido en la escuela, a través de reuniones semanales en formato de Ruedas con los estudiantes de la educación básica que han sufrido experiencias como lectores literarios. Estas ruedas fueron semanales durante un período de cuatro meses, y fueron filmadas en el sentido que permita a respuestas más libres , así como explicaciones y comentarios. Así que, si está configurado como un caso de estudio, teniendo en cuenta la complejidad del problema, ya que la intención no era medir los objetos , sino investigar y entender las experiencias con el libro en la escuela. Esta opción metodológica se justificó por la intención de explorar cómo ocurrían como sus experiencias estéticas con la lectura y la información detallada de situaciones difíciles de observar con los métodos cuantitativos y tradicionales. Las reflexiones que surgieron apuntan a la importancia del libro en las manos de los estudiantes a leer por el mayor tiempo posible dentro de las escuelas , ya que la experiencia con el libro surgió como un factor decisivo en la formación de los estudiantes que participan en la investigación. Además , entiendo que las Ruedas de Lecturas han demostrado ser una buena manera para favorecer la relación del niño con el libro que es diferente de la que tradicionalmente vivían en las escuelas; como para crear relaciones de intercambio y colaboración entre los estudiantes , adaptando la experiencia de la lectura en el campo de la formación humana en el que el libro ha demostrado ser capaz de arrebatar las emociones y los sentidos para favorecer el surgimiento del lector literario. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Leitura - Desenvolvimento Leitura - Estudo e ensino (Ensino fundamental) Interesses na leitura Livros e leitura |
Orientador(es): | Gustsack, Felipe |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FabianaMonteiro.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons