Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/753
Autor(es): | Prediger, Maciel |
Título: | Orientação para o mercado, proclividade para o aprendizado e a inovação como antecedentes no desempenho das empresas exportadoras gaúchas. |
Data do documento: | 2014 |
Resumo: | Estudos demonstram que a performance da organização é influenciada pelo nível de orientação para o mercado, pela orientação para o aprendizado e pela capacidade de inovação. Entretanto, necessita-se aprimorar o entendimento sobre a influência destas estratégias em contextos internacionais. A evolução da globalização e a queda de barreiras comerciais entre os países fizeram surgir um novo mercado, mais dinâmico, mais competitivo, com clientes mais exigentes e com diferentes culturas. Esse novo mercado propiciou o surgimento da possibilidade para as organizações desenvolverem-se e até mesmo garantir sua sobrevivência. O objetivo deste estudo é avaliar o grau de orientação para o mercado, orientação para o aprendizado e orientação para a inovação de 205 empresas exportadoras do Rio Grande do Sul participantes desta pesquisa e sua potencial influência sobre a performance exportadora destas organizações. Dentre os objetivos do estudo está entender as relações entre estas estratégias de marketing abordadas; identificar o perfil, as características e as competências das empresas participantes da pesquisa; avaliar os métodos e técnicas utilizadas pelas empresas para se destacarem no complexo e competitivo mercado externo. No decorrer deste trabalho será possível acompanhar o desenvolvimento e a análise do modelo teórico, juntamente com as relações das hipóteses entre os referidos construtos de orientação para o mercado, orientação para o aprendizado e orientação para a inovação sobre a performance exportadora. Para o alcance dos objetivos da pesquisa foram empregadas técnicas de análise fatorial exploratória, confirmatória e de modelagem de equações estruturais (SEM). Os resultados alcançados no presente estudo demonstram a influência positiva e significativa da orientação para o aprendizado sobre a orientação para o mercado e a orientação para a inovação, além disso, observa-se a influência positiva e significativa da orientação para o mercado e da orientação para a inovação sobre a performance exportadora das empresas. Ao final desse estudo será possível acompanhar a discussão dos resultados, implicações gerenciais e acadêmicas, limitações e sugestões para futuros estudos. |
Resumo em outro idioma: | Studies have shown that the performance of an organization is influenced by its level of orientation towards the market, orientation towards learning and innovation capacity. However, it is necessary to improve the understanding of the influence of these strategies in international contexts. The globalization’s evolution and the fall of trade barriers between the countries have made a new market emerge, more dynamic, more competitive, with customers that are more demanding and with different cultures. This new market has given to the organizations the possibility to develop and even secure their survival. This study aims to assess the degree of market orientation, learning orientation and innovation orientation of 205 export companies from Rio Grande do Sul - Brazil included on this research and its potential influence on the exporting performance of theirs. On the objectives of this study, it is tried to understand the relationship among the marketing strategies addressed; identify the profile, characteristics and skills of the companies participating on the survey; evaluate methods and techniques used by companies to excel at complex and competitive international market. Throughout this paper, it will be possible to follow the development and analysis of the theoretical model, along with the relations among the hypotheses of the referred constructs of market orientation, learning orientation and innovation orientation on exporting performance. To achieve the objectives of the research it was employed techniques of exploratory and confirmatory factor analysis and structural equation modeling (SEM). The results achieved on this study demonstrate the significant and positive influence of the learning orientation over market orientation and innovation orientation; moreover, a positive and significant influence of market orientation and innovation orientation on export performance of companies is observed. At the end of this study, it will be possible to follow the discussion of the results, managerial and academic implications, limitations and suggestions for future studies. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Planejamento estratégico Aprendizagem organizacional Exportação |
Orientador(es): | Lengler, Jorge Francisco Bertinetti |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MacielPrediger.pdf | 3.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons