Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/754
Autor(es): Iop, Maria Cristina Rigão
Título: A aprendizagem emergente do acoplamento dos jovens com as tecnologias digitais - TUMBLR.
Data do documento: 2015
Resumo: A ideia desta pesquisa surgiu da necessidade da investigação de como acontece o processo de cognição/subjetivação dos jovens estudantes no mundo digital, utilizando um híbrido de blog e rede social, chamado tumblr e como estou profundamente implicada nesse processo. Com esta experiência quis viver intensamente o processo de construção da autonomia, a cooperação e o acoplamento com a máquina de todos os envolvidos. Como observadora incluída na pesquisa, fiz uso de autonarrativas e observei como emergiu a cognição e a subjetivação em mim mesma e nos meus sujeitos da pesquisa, sempre apoiada na empatia. Isso explica a minha opção metodológica pela primeira pessoa, para dar conta de mim enquanto sujeito-autor. Para embasar minha experiência usei a teoria da Complexificação pelo Ruído (ATLAN, 1992) e a Biologia da Cognição (MATURANA e VARELA, 2003), que dão conta do observador incluído na pesquisa, de considerar a realidade como devir, do acoplamento estrutural e da aprendizagem a partir da complexificação, possibilitando assim a contextualização desta experiência. A dinâmica do trabalho incluiu um grupo de 10 alunos do 6º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Nóbrega, no município de Santa Maria, RS, Brasil, que tem idade entre 11 e 13 anos. As atividades foram desenvolvidas em encontros semanais de uma hora, durante um trimestre. Para gerar as experiências da pesquisa propus a utilização do tumblr, nele os estudantes puderam postar textos, imagens, vídeos, links, citações, áudios, suas autonarrativas, suas emergências e perturbações como exercício de devir e também de autoria, originárias de trocas entre o grupo. As experiências foram tratadas a partir dos marcadores teóricos da autopoiese, da metacognição, da complexificação pelo ruído e do acoplamento tecnológico, a partir das autonarrativas que emergiram das perturbações dos jovens quando do uso do tumblr e do espaço de relações, de convivência onde fluiu a linguagem. As autonarrativas dos alunos me permitiram fazer uma leitura das emoções, do encantamento, do aprender e do compreender. É uma tomada de consciência de mim mesma, do meu processo de viver, das interações sociais. Pois educar é o processo de conviver com o outro e se transformar de forma recíproca. E este processo aconteceu tanto comigo quanto com os estudantes envolvidos na pesquisa. Os estudantes narraram a si mesmo, respondendo às perturbações que lhe foram colocadas, se transformaram a cada encontro, aprenderam novos caminhos para chegar às atividades propostas, melhoraram suas relações enquanto grupo, assim como eu também fiz este caminho. As emergências que esta pesquisa disparou me levaram a repensar a práxis usada em nossos espaços escolares. A aprendizagem é inerente ao viver, vivemos em relação com o meio, que deveria ser espaço de conversações e amorosidade, mas por vezes não é isso que encontramos, muitas foram às questões que surgiram a partir desta pesquisa, que eu não poderia me aprofundar aqui. Assim, deixo minhas percepções, o relato da minha constituição enquanto pesquisadora, mas tenho consciência que a experiência continua e que cada vez mais novas percepções surgirão em meu caminho proporcionando-me novos rumos de pesquisa.
Resumo em outro idioma: The idea of this research arose from the need to investigate how does the process of cognition/ subjectivity of young students in the digital world, using a hybrid blog and social network, called tumblr and how I am deeply involved in this process. With this experience I wanted to live intensely the process of building autonomy, cooperation and engagement with the machine of all involved. As an observer included in the survey, I have used self-narratives and I have watched it as they emerged em term of cognition and subjectivity in myself and my subjects of research, always supported on empathy. This explains my methodological option for the first person to handle me as a subject-author. To support my experience I used the theory of complexity by noise (ATLAN, 1992) and the Biology of Cognition (MATURANA and VARELA, 2003), giving the observer's account included in the survey, from the reality as becoming, the structural coupling and learning from the complexity, thus enabling the context of this experience. The work dynamics included a group of 10 students of the 6th year, the Municipal School of Basic Education Padre Nobrega, in Santa Maria, RS, Brazil, with age between 11 and 13 years. The activities were developed in weekly meetings of one hour during one quarter. To generate the search of experiences proposed the use of tumblr, where students could post text, images, videos, links, quotes, audio, its self-narratives, your emergencies and disruptions as an exercise in becoming and also authored originating exchange between the group. Experiments were treated from the theoretical markers of autopoiesis, metacognition, the complexity by noise and technological coupling, from self-narratives that emerged from disorders of young people when tumblr use and spatial relationships of coexistence where flowed language. The self-narratives of students allowed me to do a reading emotions, enchantment, learning and understanding. It is an awareness of myself, of my process of living, social interactions. Education, then is the process of living together and become transformed reciprocally. And this process happened with me as much with students involved in the research. Students narrated themselves, responding to disturbances put to them, turned to each meeting, learned new ways to reach the proposed activities, improved their relations as a group, and I also made this way. Emergencies that shot this search led me to rethink the practice used in our school spaces. Learning is inherent in live, we live in relationship with the environment, which should be space for talks and loveliness, but sometimes that's not what we found, many were the questions that emerged from this research, I could not to deep here . So, I leave my perceptions, the account of my constitution as a researcher, but I am aware that the experience continues and more and more new insights emerge in my way giving me new research directions.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Tecnologia educacional
Inovações tecnológicas
Aprendizagem
Orientador(es): Pellanda, Nize
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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