Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/755
Autor(es): Vianna, Rafael de Brito
Título: Educação politécnica : as experiências docentes e a reestruturação do ensino médio em duas escolas de Santa Cruz do Sul.
Data do documento: 2015
Resumo: A presente Dissertação, realizada através do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) na Linha de Pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação, busca compreender, através das experiências docentes, como se deu o processo de reestruturação do Ensino Médio com a implantação da educação politécnica em duas escolas da rede estadual de educação na cidade de Santa Cruz do Sul - RS. Além das experiências docentes nessas escolas, a pesquisa propõe refletir sobre o atual panorama das políticas públicas voltadas para esta última etapa da educação básica, problematizando a relação existente entre educação e o trabalho visto como princípio educativo em um contexto nacional e internacional neoliberal e como tais reformas contribuem ou não para uma educação emancipatória na perspectiva da Teoria Crítica. Usou-se para esta reflexão o estudo de caso para refletir sobre as práticas docentes num diagnóstico das realidades do ensino médio politécnico através de sua reestruturação curricular.
Resumo em outro idioma: This dissertation, developed during the Graduate Program in Education offered at the University of Santa Cruz do Sul (UNISC) under the research line Education, Work and Empowerment, aims at understanding how the high school's reestructuring process took effect after Polytechnic approaches were introduced to their curriculums. This study was based on teaching experiences and it took place in two different state schools located in Santa Cruz do Sul—RS. This study also seeks to discuss the current outline of public policies linked to the last stage of basic education (high school) focusing on the relations between education and work. And the reason why this study is doing it is because this subject is approached as an educational principle by the current education policies and it is inserted in a neoliberal national and international context. How such reforms may contribute for an emancipatory education under the view of Critical Theories? A case study - or multycase - was used for the development of this research and it aims at understanding, based on teaching practices and school reality, the effects and challenges coming from the implementation of a Polytechnic High School program during the restructuring process of the curriculum in both schools.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Educação para o trabalho
Ensino médio
Educação e estado
Orientador(es): Viegas, Moacir Fernando
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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