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http://hdl.handle.net/11624/756
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Marchi, Rodrissa Machado | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Rabiscar e aprender a narrar desenhando na creche. | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Richter, Sandra Regina Simonis | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | In the current study, I approach drawing and scribbling on 2 and 3 years old children from Maternal I class on a public school located on Júlio de Castilhos/RS in order to point out the educational relevance of early scribbling on the narrative learning process at such school. Early drawing and scribbling description process comes from a questioning on how the children may learn to imagine their narrative interaction with adult while scribble playing at the school educational context. The goal is to correlate their adult and other children interaction with their scribble and drawing actions assuming the understanding of a poetic imagination as a language experience, which happens in a simultaneous and not prior step to what they learn or may yet to learn. By doing so, it denies infancy as just a psychological development to be raced on and highlights, with Gaston Bachelard (1988), the relevance of a childhood reverie, those formative of the first images, wondering and daydreaming, because these are the images transformed to language by us. To do so, it makes the choice of the phenomenological approach to accomplish three reflection moments: the already lived moment description, its interpretation and its pedagogical possibility projection on very early childhood as supported in a dialogue between Umberto Eco (1994), Regina Machado (2004), Jerome Bruner (1997), Maria Carmen Barbosa (2013; 2010), Sandra Richter (2014; 2010; 2005, 2004), Marcia Aparecida Gobbi (2014; 2013; 2012) e Marina Marcondes Machado (2011; 2010; 2004). From such coexistence, photographic records and educational monitoring of a child's play, narrative, fantasy, mimic and scribble and living an interactive and speaking entity placed as a language player to come up with moments expressing the whole process on how to narrate to organize the live together action. To scribble is a language action from a player entity on this world, a particular way used by a child to express his first traces and marks in order to share his social thinking experience. It's not an already finished work, since drawing shows itself on each entity movement in a poetic experience used to investigate the graphical matter, sense experimentation, decision making, imagination and school narrative. Such comprehension may restructure the pedagogical approach of a school by putting in perspective the importance of a teacher's work commitment in regard to an educational building which considers the language process on imagination and narrative as well as an early child care, since it's here and now, and not for what it's yet to become in the future. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Creches | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Desenho infantil | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/756 | - |
dc.date.accessioned | 2015-09-23T12:16:27Z | - |
dc.date.available | 2015-09-23T12:16:27Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | No presente estudo, abordo a ação de rabiscar e desenhar com crianças entre 2 e 3 anos da turma do Maternal I de uma escola do sistema público de Educação Infantil no município de Júlio de Castilhos/RS para destacar a relevância pedagógica dos primeiros traços e marcas no processo de aprender a narrar na creche. O objetivo de descrever a ação de rabiscar e desenhar das crianças bem pequenas emerge da interrogação pelo modo como podem aprender a imaginar em suas interações com as narrativas dos adultos e as suas enquanto brincam traçando e traçam brincando no contexto de aprendizagens coletivas na creche. O interesse é realizar uma aproximação às possibilidades de vivenciarem com os adultos e com outras crianças a ação de rabiscar e desenhar a partir do entendimento da imaginação poética como experiência de estar em linguagem, que é simultânea e não anterior ao que aprendem ou podem aprender. Nesse sentido, o estudo nega a concepção de infância como mera etapa de desenvolvimento psicológico a ser logo ultrapassada e destaca, com Gaston Bachelard (1988), a relevância dos devaneios da infância, aqueles das imagens primeiras, da ação de admirar-se, de sonhar acordado, pois são essas imagens que transformamos em linguagem. Para tanto, opta pela abordagem fenomenológica para perseguir três momentos reflexivos: a descrição do vivido, a interpretação e a projeção de possibilidades pedagógicas com crianças bem pequenas sustentados em uma interlocução entre Umberto Eco (1994), Regina Machado (2004), Jerome Bruner (1997), Maria Carmen Barbosa (2013; 2010), Sandra Richter (2014; 2010; 2005; 2004), Marcia Aparecida Gobbi (2014; 2013; 2012) e Marina Marcondes Machado (2011; 2010; 2004). Da convivência, registros fotográficos e acompanhamento docente das crianças em ação de brincar, narrar, fantasiar, imitar, rabiscar, viver um corpo que fala, interage e se encontra no mundo como brincante da e na linguagem, emergem cenas que mostram o processo coletivo de narrar para organizar o viver juntos. Rabiscar é uma ação linguageira do corpo brincante no mundo, um modo singular da criança pequena produzir seus primeiros traços e marcas para compartilharem suas experiências de pensamento no coletivo. Não é desenho pronto e acabado, pois desenhar se mostra a cada movimento do corpo no mundo numa experiência poética de investigar materiais gráficos, explorar sentidos, tomar decisões, imaginar e narrar na creche. Compreensão que pode redimensionar a ação pedagógica na creche ao tornar visível a importância de uma docência comprometida tanto com uma formação que considere processos linguageiros de imaginar e narrar quanto um olhar para a criança bem pequena que já é, aqui e agora, e não para o que irá se tornar no futuro. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
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