Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/757
Autor(es): Freitas, Patrícia
Título: Um estudo de práticas de numeramento com estudantes jovens e adultos.
Data do documento: 2015
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar as relações estabelecidas com a matemática escolar e não escolar a partir das práticas de numeramento, por um grupo de estudantes Jovens e Adultos, em uma escola estadual da região do vale do Rio Pardo, no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa problematizou as práticas de numeramento com estudantes jovens e adultos no contexto escolar e não escolar. Os pressupostos teóricos da pesquisa estão baseados nos conceitos de numeramento e transferência. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa quando investigaa transferência da matemática escolar para o mundo. Teve como sujeitos cinco alunos de uma turma de 2º ano do Ensino Médio (do ano letivo de 2014). O material de pesquisa foi produzido a partir de observações das aulas de matemática, questionários, conversas com os alunos, anotações no diário de campo e dinâmicas com os alunos. Da análise do material de pesquisa emergiram três unidades de análises: a) Qual a melhor compra?; b) Os alunos utilizam o conhecimento que aprenderam na escola; c) A matemática escolar é utilizada da mesma maneira em contextos não escolares? Como resultados para discussão deste trabalho, que através das práticas de numeramento com os estudantes, conclui-se que não ocorre a transferência de contextos, a matemática escolar não é transferida para fora da sala de aula, sendo que em contextos diferentes nada permanece igual.
Resumo em outro idioma: This essay aims to analyze the relations stablished with the math standards taught at school, andmath used on a daily bases outside school fromnumeracy practice, by a group of adolescents and grown up students, of a public school in the Rio Pardo Valley region, in the State of Rio Grande do Sul. The research found numeracy practicea problem with teenagers and adults students in the academic and nonacademic content. The theoretical assumptions of the research are based on numeracy and transfer concept. This study uses a qualitative approach when it investigates the transfers from the math standard taught in school to the world. Five students from 2° year of high school participated the study (in 2014). The research material was produced from the math class observation, questionnaires, interacting with the students, notes in diaries and dynamic activities with the students.Three analyses have emerged from the research: a) what is the best purchase option. b) Do the students actually practice what they learned at school? c) Are the math issues taught at school used in very same way as they are outside classrooms? As a result for the debate up on this research, through numeracy practice with the students it comes to conclusion that there is no knowledge transfer, math standard taught at school is not transferred to daily bases use, meaning that in different contexts no subject remains the same.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Matemática - Estudo e ensino
Número - Conceito
Educação de adultos
Orientador(es): Oliveira, Cláudio José de
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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