Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/762
Autor(es): Santos, Tanier Botelho dos
Título: O uso da WQ como estratégia metodológica no ensino de inglês como segunda língua.
Data do documento: 2015
Resumo: Nesta dissertação, propomos-nos a investigar o uso da WQ como ferramenta metodológica de aprendizagem no ensino de Língua Inglesa, em contexto de sala de aula. Nessa perspectiva, pensamos que tal proposta permite ao aluno adquirir conhecimentos por meio da pesquisa pela internet e também trocar experiências em grupos, por se tratar de uma metodologia acessível, mesmo para aqueles com poucos conhecimentos técnicos de desenvolvimento de aplicações para Web. Para alcançarmos os objetivos propostos, foram utilizados três instrumentos de pesquisa: questionário, entrevista e observação dos trabalhos dos alunos. O primeiro foi realizado com o intuito de traçar o perfil dos alunos; o segundo instrumento foi utilizado com a intenção de averiguar a opinião dos professores no ensino e aprendizagem do inglês; e, por fim, com o terceiro procurou-se verificar a aquisição do conhecimento de alunos por meio da cooperação e colaboração usando a metodologia WQ. Primeiramente, foi aplicado o questionário a 24 alunos matriculados regularmente do 3º ano do Ensino Médio, em uma escola de Santa Maria, RS; a seguir, foram realizadas as entrevistas com os professores. A partir das observações e interpretações dos resultados foi possível perceber que a WQ é uma atividade de aprendizagem voltada para o processo educacional com objetivo de trabalhar um tema, aprender sobre um determinado assunto, sendo adequada para a ampliação do conhecimento sobre o tema escolhido. Constatou-se que a WQ enriquece o ensino e aprendizagem do inglês, uma vez que os alunos se engajaram e se motivaram com a tarefa proposta. A WQ constitui-se em uma nova ferramenta para ensinar e aprender línguas usando a criatividade, com fundamento na aprendizagem cooperativa e colaborativa nos processos investigativos na construção do saber. Conclui-se que essa ferramenta metodológica interativa complementa as aulas de L2.
Resumo em outro idioma: This dissertation aims at investigating the use of WQ as a methodological learning tool for English Language Teaching (ELT) in the classroom context. In this perspective, we hope that this proposal allows the student to acquire knowledge through research on the internet and also exchange experiences in groups, because it is an accessible methodology, even for those with little technical knowledge on Web application development. To achieve the objectives, three instruments were used research: a questionnaire, an interview and observation of students work. The first instrument was used in order to define the profile of students; the second one was used with the intention of ascertaining the views of teachers about the teaching and learning of English; and, finally, the third one sought to verify the acquisition of students knowledge through cooperation and collaboration using WQ methodology. As a first methodological step, the questionnaire was applied, to 24 third-year high school students of a state school in Santa Maria, RS. Then, the interviews with teachers were held. From the verifications and interpretations of the results, it was possible to realize that the WQ is a learning activity towards the educational process with the objective of running a theme in learning about a particular subject. It was found that the WQ enriches the teaching and learning of English, since it engages and motivates the students in the proposed task. The WQ is in a new tool for teaching and learning languages by the use of creativity, on the basis of cooperative and collaborative learning in investigative processes in the construction of knowledge. It is possible to conclude that this interative methodological tool complements L2 classes.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Língua inglesa - Estudo e ensino
Ensino - Metodologia
Ensino auxiliado por computador
Orientador(es): Gabriel, Rosângela
Coorientador(es): Cumpri, Marcos Luiz
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação final 4 (1).pdf1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons