Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/764
Autor(es): Grellmann, Catiani Renata Salvati
Título: Identidade étnica afro-brasileira no ambiente escolar : reflexos da voz docente.
Data do documento: 2012
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo principal analisar e problematizar a construção da identidade étnica no ambiente escolar tendo como locus de análise o estudo de caso que envolve o discurso docente. De modo a privilegiar a proposta utilizaram-se como "ferramentas" norteadoras da pesquisa a produção discursiva dos docentes sobre racismo, antirracismo e a nova legislação curricular, sobretudo a lei 10.639/2003 que instituiu no currículo a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira no ensino básico. Analisou-se tambem o contexto de debates sobre a legislação antirracista bem como da trajetória dos movimentos sociais na história recente do Brasil a fim de contextualizar historicamente e de forma mais ampla as questões relacionadas as práticas discursivas e a produção de esteriotipias sobre etnicidade no ambiente escolar, no caso, o negro. Para tanto, a análise se desdobra em quatro capítulos. No primeiro foi analisado como se deu a construção antropológica do negro no Brasil a partir do período pós-abolição e a política do branqueamento. O segundo analisa a trajetória do antirracismo no Brasil destacando dados atuais das desigualdades sociais baseadas na cor\raça no Brasil a partir de dados estatísticos os quais denunciam a democracia racial como um mito e como uma ideologia racista. No terceiro capítulo analisou-se as políticas antirracismo que surgiram a partir dos anos 1980 tornando a intervenção política dos movimentos sociais antirracistas mais efetivas. No quarto e último capítulo analisou-se e problematizou-se a construção de narrativas identitárias de cunho étnico a partir do estudo de caso realizado com docentes da Escola Pólo da Rede Municipal de Ensino do Município de Ibarama-RS.
Resumo em outro idioma: This dissertation has as main objective to analyze and to problem the construction of the ethnic identity in the school environment and its analysis of the study of case that involves the teaching speech. In order to privilege the proposal, the discursive production of the professors was used as main ―tools‖ of the research on racism, antiracism and the new curricular legislation, over all the law 10.639/2003 that instituted in the curriculum the obligation of the teaching of Afro-Brazilian History and Culture in elementary school. The context of debates on the antiracist legislation was analyzed as well as of the trajectory of the social movements in the recent history of Brazil in order to contextualize historically and of ampler way the questions related to the discursive practice and the production of stereotypes on ethnicity in the school environment, the black people. For in such a way, the analysis has four chapters. In the first one, it was analyzed how to happen the anthropological construction of the black people in Brazil from the period after-abolition and the politics of the whiting. The second chapter analyses the trajectory of antiracism in Brazil detaching current data of the social inequalities based in the color \ race in Brazil from statistic data which denounce the racial democracy as a myth and as a racist ideology. In the third chapter, it was analyzed the antiracism politics antiracism that appeared from years 1980 becoming the politics intervention of the antiracist social movements more effective. In the fourth and last chapter, it was analyzed and mattered the construction of identity narratives of ethnic matrix from the study of case realized with professors of the Municipal School of Education in Ibarama City-RS.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Etnicismo - Educação
Ambiente escolar
Identidade social
Orientador(es): Silva, Mozart Linhares da
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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