Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/769
Autor(es): Krampe, Márcia Estela Daltoé da S.
Título: A percepção da qualidade do consumidor on-line sobre as novas tecnologias : uma comparação entre as gerações X, Y e Z.
Data do documento: 2014
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as diferenças de percepção da qualidade, satisfação e comportamento no que tange a multitarefas dos consumidores on-line das gerações X, Y e Z em relação as tecnologias digitais. Para tal desenvolveu-se uma revisão teórica sobre todos os assuntos elencados e foram então desenvolvidas duas etapas de coleta de dados, sendo uma qualitativa e a outra quantitativa. Na primeira etapa, foram realizadas entrevistas em profundidade e analisadas através da técnica análise de conteúdo. Foram entrevistados 16 pessoas, sendo divididas entre as gerações X (6 entrevistas), Y (5 entrevistas) e Z (5 entrevistas). Na segunda etapa, aplicou-se uma survey on-line, alcançando a amostra de 251 respondentes válidos. Para esta survey, foram utilizadas quarto escalas, são elas: a escala de satisfação de Oliver (1997); a escala de qualidade E-S-QUAL de Parasuraman, Zeithaml e Malhotra (2005); a escala de Zaichkowsky (1994), denominada PII - Personal Involvement Invetory, para medir o envolvimento dos entrevistados com as tecnologias digitais; em relação à atividades de multitarefas, foram elaboradas algumas perguntas à partir das entrevistas em profundidade e do referencial teórico, inspirado nos autores Fantin e Rivoltella (2010) e Murray (2003); finalizando, foram colocados na última parte alguns dados demográficos a fim de traçar um perfil destes indivíduos. Os resultados demonstraram diferenças entre as gerações tanto em relação a percepção de qualidade, quanto nas experiências no e-commerce. Também apresentaram diferenças em relação a tecnologias digitais. No entanto, em relação à multitarefas não foram identificados efeitos da idade em relação a este construto.
Resumo em outro idioma: This work aims to analyze the differences in perception of quality, satisfaction and behavior as terms of on-line consumers multitasking of generations X, Y and Z about digital technologies. To this end developed a theoretical review of all the listed subjects and where then developed two steps of data collection, being one qualitative and the other quantitative. In the first stage, it was made depth interviews and analyzed through content analysis technique. 16 people were interviewed, being divided between the X (6 interviews), Y (5 interviews) and Z (5 interviews) generations. In the second stage, we applied a survey on-line, increasing the sample of 251 valid answers. For this survey, fourth scale were used, they are: satisfaction scale of Oliver (1997); the scale of quality E-S-QUAL from Parasuraman, Zeithaml and Malhotra (2005); the scale Zaichkowsky (1994), called PII - Personal Involvement Invetory, to measure the involvement of answers with digital technologies; in respect to the multitasking activities, that were prepared some questions from the depth interviews and the theoretical framework, inspired in the authors Fantin and Rivoltella (2010) and Murray (2003); ending, were placed in the final part some demographic data to draw a profile of these individuals. The results showed differences between generations such in relation to perceived quality, as in the experiences in e-commerce. Also showed differences in relation to digital technologies. However, in respect to multitask were not identified effects of age regarding of this construct.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Comércio eletrônico
Comportamento do consumidor
Redes de relações sociais
Geração X
Geração Y
Geração Z
Orientador(es): Koetz, Clara Isabel
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado

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