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http://hdl.handle.net/11624/772
Autor(es): | Neves Neto, Raul Maia de Andrade |
Título: | O autoconhecimento e o reconhecimento do outro : possibilidades emancipatórias no ensino e aprendizagem de filosofia. |
Data do documento: | 2014 |
Resumo: | A pesquisa do autoconhecimento e o reconhecimento do outro como possibilidade emancipatória no ensino e aprendizagem de Filosofia teve o objetivo de analisar as práticas pedagógicas, em sala de aula, no Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Senador Ernesto Dornelles em Porto Alegre. Para o desenvolvimento do trabalho, foram realizadas quatro atividades com os alunos que envolveram: assistir a um filme motivacional acerca do tema da pesquisa proposta, em que foram formuladas perguntas e respostas como resultado para posterior análise; a produção textual de autobiografias como recurso didático para o autoconhecimento; uma atividade prática como possibilidade do estudante se colocar no lugar do outro para construir noção de empatia e reconhecimento do outro. E, por fim, uma avaliação final, como forma de voltar na experiência vivida realizando sínteses sobre o que os alunos aprenderam, avaliando como foi a experiência de se autobiografar e reconhecer o outro. O referencial teórico esteve amparado no Agir Comunicativo de Habermas, na Epistemologia Genética de Jean Piaget e na Pedagogia Libertadora de Paulo Feire, pressupostos que ajudaram a pensar e organizar as práticas realizadas dos alunos, categorizando-as pelo seu fazer pedagógico. Foi considerado o "agir comunicativo" entre o pensar e o filosofar de maneira intersubjetiva, pelos atos de linguagem, fala, análise e síntese das escrita dos alunos que possibilitou a "descentração" por "abstração reflexionante", em que o indivíduo se descentra para pensar com o outro, quando o aluno sai de um patamar subjetivo para alcançar o pensar e o agir intersubjetivo de cooperação, se reconhecendo no outro (colega) mediatizados pelo diálogo. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa denominada pesquisaação, em que nesta foram utilizados os "métodos ativos" de caráter dialogal como forma de coletar as informações a serem analisadas. Assim, a síntese das análises do filosofar e das atividades pedagógicas comprovaram as possibilidade emancipatórias no ensino e aprendizagem de filosofia entre o autoconhecimento e o reconhecimento do outro. |
Resumo em outro idioma: | The research for self-knowledge and recognition of other human being as an emancipatory possibility in teaching and learning Philosophy aimed to analyze the teaching practices, in the classroom, in High School from Escola Técnica Estadual Senador Enersto Dornelles in Porto Alegre. Four activities were made to develop the study among the students, such as: to watch inspirational movies about the theme of the research, in which Questions and Answers were made as a result for further analysis; textual production of autobiography as a teaching resources; a practical activity as a possibility to the students to put themselves in other students shoes to build an empathy and a recognition notion about the others students. Finally, a final evaluation, as a manner to have the same experience felt before, creating summaries on what the students have learned, judging the significance the experience of defining themselves and recognizing the other students. The theoretical reference was based on “Communicative Action” by Habermas, “Genetic Epistemology” by Jean Piaget and “Liberating Education” by Paulo Freire, assumptions, which helped the students to think about their own behaviors and to organize what they have done, categorizing them by their pedagogical meaning. It was considered the “communicative action” between thinking and philosophizing intersubjective manner, by the language, speeches, and the students’ writing analysis and synthesis, which was possible the “understanding” by “reflective abstraction”, in what the individual understands the way to think not only by itself, that happens when the students can get over the subjective level and achieve the cooperation intersubjective thinking and acting, recognizing themselves in the other student (classmate) mediated by the speech. The methodology used qualitative research denominated as an action-research, which in this study was used “active methods” of dialogical character in the way to take samples to be analyzed. So, the synthesis of the analysis of philosophizing and pedagogical activities serves to confirm the suspicion that the emancipatory potential in teaching and learning philosophy between the self-knowledge and the recognition of the other classmates. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) Reconhecimento (Filosofia) Teoria da autoconsciência Liberdade |
Orientador(es): | Siqueira, Janes Teresinha Fraga |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
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