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dc.contributor.authorFreitas, Elisio Rodrigues de-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA reação do regional diante do global : análise das campanhas publicitárias do Supermercado Miller e do Hipermercado Big na Região de Santa Cruz do Sul - RS.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorFelippi, Ângela-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.description.abstractThe way regional companies react to the settlement of transnational corporations in specific regions of the world have demonstrated the formation of conflict areas between the spot and whatever comes from the outside. Basing this process on globalization, the expansion of capitalism, the displacement of the organizations, and the reaction of regional companies that have their incomes in local bases and seek to articulate themselves to stay competitive in the global market. Associated with the intense economic process is also perceived that cultural processes, from the culture globalization, cultural hybridity, products coming from cultural industries and a society focused on consumption, heightened the already existing tension between the regional and the global. This can be seen from regional and transnational companies located in Rio Grande do Sul, studied in this paper. The present study sets itself to understand how the reaction of regional occurs, represented by Supermarket Miller, before the installation of Big Hypermarket in Santa Cruz do Sul, in Vale do Rio Pardo - RS, having as analytical focus ad campaigns for both establishments. At first, a mapping and analysis about the layout in the city of these two developments was made and, after, an analysis focused in the used media and the elements that took part in both hype. To understand the current scenario in which these companies operate, the research used as the head authors David Harvey, Milton Santos, Anthony Giddens, Renato Ortiz, Armand Mattelart, Néstor García Canclini and Stuart Hall. As analysis strategy, this study seeked to analyze these campaigns having as analytical categories the elements of a campaign, based on studies of Toaldo and Machado (2013). With this information, the study found that the Big Hypermarket used media that addresses to the masses, showing in its campaign elements of global culture, regardless to regional or cultural aspects of the area concerned. Miller supermarket used a media that was directed to the region in which it operates, carrying elements in its campaign seeking to create bonds with their service territory, taking advantage of its German identity, appealing to the quality of its products and differentiated service. So, it was observed that Miller Supermarket, unlike Big Hypermarket, sought to establish a bond of belonging between the supermarket and its customers.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherCampanhas publicitárias - Santa Cruz do Sul (RS)pt_BR
dc.subject.otherSupermercados - Santa Cruz do Sul (RS) - Marketingpt_BR
dc.subject.otherConsumo (Economia)pt_BR
dc.subject.otherGlobalizaçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/774-
dc.date.accessioned2015-10-14T11:27:34Z-
dc.date.available2015-10-14T11:27:34Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA reação de empresas regionais à instalação de empresas transnacionais em determinadas regiões do planeta tem demonstrado a formação de arenas de conflito entre o local e o que procede de fora. Tomando como base desse processo a globalização, a expansão do capitalismo, o deslocamento espacial das organizações, observa-se a reação de empresas regionais que possuem o seu capital oriundo do local e buscam se articular para continuarem sendo competitivas no mercado globalizado. Aliado ao intenso processo econômico, observa-se, também, que os processos culturais, a partir da mundialização da cultura, do hibridismo cultural, dos produtos derivados das indústrias culturais e de uma sociedade voltada para o consumo, acentuaram a tensão já existente entre o regional e o global. Isso pode ser percebido a partir de empresas regionais e transnacionais instaladas no Rio Grande do Sul, em estudo neste trabalho. O presente estudo, assim, se propôs a entender como ocorre a reação do regional, a partir do Supermercado Miller, perante a instalação do Hipermercado Big em Santa Cruz do Sul, região do Vale do Rio Pardo - RS, tendo como foco analítico as campanhas publicitárias de ambos os estabelecimentos. Realizou-se, assim, num primeiro momento, um mapeamento e análise acerca da disposição desses dois empreendimentos no município e, posteriormente, uma análise centrada nas mídias utilizadas e nos elementos que compuseram a campanha publicitária de ambos. Para compreender o atual cenário no qual estas empresas atuam, a pesquisa utilizou como autores base David Harvey, Milton Santos, Anthony Giddens, Renato Ortiz, Armand Mattelart, Néstor Garcia Canclini e Stuart Hall. Como estratégia de análise, esse estudo procurou analisar as referidas campanhas publicitárias tendo como categorias analíticas os elementos que compõem uma campanha, com base nos estudos de Toaldo e Machado (2013). Com isso, o estudo verificou que o Hipermercado Big se utilizou de mídias que se dirigem às massas, apresentando em sua campanha elementos da cultura global sem levar em consideração aspectos regionais ou culturais do território em questão. Já o Supermercado Miller se utilizou de mídias que se direcionam a região na qual atua, carregando elementos em sua campanha que procuram criar vinculo com o seu território de atuação, valendo-se para isso de aspectos da identidade germânica, apelo à qualidade de seus produtos e ao atendimento diferenciado. Desse modo, observou-se que o Supermercado Miller, oposto do Hipermercado Big, procurou estabelecer vínculo de pertencimento entre o supermercado e seu público.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

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