Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/784
Autor(es): Leiria, Elisandra Lorenzoni
Título: Narrar para compreender : violência e memória na obra de Alonso Cueto.
Data do documento: 2014
Resumo: Nesta dissertação, propomos refletir sobre como o sujeito contemporâneo, em situação de conflito ou de pós-conflito armado, se constitui e como estabelece sentido ao passado ao narrar sobre si e sobre o outro. Nessa perspectiva, pensamos a ficção, por meio de sua proposta estética como uma possibilidade de discutir as relações entre o sujeito e as memórias da violência. Para alcançarmos os objetivos propostos, optamos pelo estudo das narrativas peruanas Grandes miradas (2003) e La hora azul (2005), de Alonso Cueto, as quais apresentam um conjunto de representações que possibilita ativar múltiplos sentidos sobre a inquietude do ser em um contexto em que o terror se apresenta sob diversas faces ou, ainda, encontra-se soterrado na cultura e nas instituições do Estado. Para embasar esta análise, consideramos um lastro teórico constituído pelos preceitos de estudiosos como Paul Ricoeur, Elizabeth Jelin, Victor Vich, Carlos Iván Degregori, entre outras pesquisas que consideram a memória narrativa sobre a violência um processo aberto à reinterpretação do passado. Previamente à observação das obras selecionadas, também realizamos uma necessária contextualização do panorama político-social dos anos de conflito armado no Peru e do posterior "apaziguamento armado" do fujimorismo. A partir de uma espiral de possibilidades interpretativas oferecidas pelo embasamento do método hermenêutico de compreensão, as obras podem ser lidas como a representação estética da memória peruana sobre a violência, participando, por meio do simbólico, da tentativa de quebrar verdades unilaterais e de ressiginificar o ocorrido.
Resumo em outro idioma: In this dissertation we propose a reflection on how contemporary subjects, in situations of armed conflict or post-conflict, are constituted and how they make meaningof the past when narrating about themselves and about the other. In this perspective, we think the fiction, through its aesthetic proposal, as an opportunity to discuss the relationship between the subjects and the memories of violence. In order to achieve the proposed objectives, we studied the Peruvian narratives Grandes miradas (2003) and La hora azul (2005) by Alonso Cueto. The narratives show a set of representations which helps to activate multiple meanings about the restlessness of the being in a context where terror presents itself in different faces or is buried in the culture and in the institutions of the State. To support our analysis, we consideredthe theoretical principals of scholars such as Paul Ricoeur, Elizabeth Jelin, Victor Vich, Carlos Iván Degregori, among other studies, whichconsider the memory of the narrative about violence a process opento the reinterpretation of the past. Before the observation of the selected works, we also conducted a necessary contextualization of the political and social panorama of the years of armed conflict in Peru, and the later period called“apaziguamento armado” of Fujimorism. From a myriad of interpretive possibilities related to the hermeneutic method, the works can be read as an aesthetic representation of the Peruvian memory about violence, participating, through the symbolic, in the attempt to break unilateral truths and resignify the past events.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Cueto, Alonso,1954 - Crítica e interpretação
Literatura peruana - História e crítica
Violência na literatura
Orientador(es): Cardoso, Rosane Maria
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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